domingo, 27 de março de 2011

SEU JUCA FECHOU A CANCELA E PARTIU...


    Hoje, estivemos na despedida de um grande homem que foi um dos esteios da cultura de Palmeira das Missões, JOSÉ CÂNDIDO PORTELLA, nosso amigo JUCA PORTELA, e assim, igualzito na fotografia, onde ele está sacando o sombrero para uma reverência ao carinho das pessoas, é exatamente assim, que o vejo partindo... desta vez, de a pé... desta vez, para além das porteiras da querência terrena...
   Lhes digo que perdi uma referência, um amigo, uma imagem que marcou minha adolescência pelas histórias, pelo exemplo e pelo campeirismo que demonstrava nas rédeas de um flete!!
   É muito triste, mas, nossa condição humana nos torna isso mesmo, uma nau que vai ao longo de um grande mar, que julgamos não ver o final, esquecidos que mesmo a maior distância, um dia, é percorrida, assim é o homem, assim é o tempo, assim é o fim diante da vida...
   Quem sabe não o fim, mas uma despedida, um até breve, de quem boleia a perna, mas permanece, nas pegadas que o chão crioulo deixou estampadas, ao longo de uma vida inteira, uma estrada que pensamos longa, mas que, ao final, se mostra breve... bem mais do que se imagina!!
   Um grande abraço à família, por tudo que representam para a memória cultural de nosso povo palmeirense, e ao meu amigo JUCA, um até breve... fiquei por aqui a mirar da cancela teus passos para adiante do horizonte, mas lá, onde haverá um galpão grande pra um mate, tu haverás de abrir a cancela pra nós, que chegaremos procurando uma erva da Palmeira que tu tanto amaste!!!
   Vai com Deus meu irmão....

Um comentário:

  1. QUERIDO COMPADRE
    NOSSOS SENTIMENTOS PELA PERDA DO AMIGO.LINDA HOMENAGEM.
    QUE DEUS AMPARE A TODOS.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir