quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS - POR RICO BERTOLETTI!!!!!

Gente boa!!
Trago mais causos dos nossos festivais, que o Rico está irmanando todo o Estado para resgate destas memórias, estão chegando de todos os rincões, contadas por muitas vozes diferentes!!
Tá ficando lindaça a função!! hahahahahaha
Um agradecimento e um chasque especial ao Gilberto Caramão, pela contribuição nesta empreitada que tem se mostrado, além de lúdica, importantíssima para que possamos levar os bastidores de um evento ao povo, que é o destinatário final de toda cultura que se faz!!
Grande abraço!!!



HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS


Meus Amigos;
Sobre o acontecido em Santa Maria, a gente que vive neste meio, fica muito, muito triste, resta-nos orar pelos familiares e pela alma desses jovens e torcer para aqueles enfermos que se restabeleçam.
Essa história quem me enviou foi meu grande amigo Gilberto Caramão, lá de São Sepé,pai da grande cantora Caroline Caramão, um dos criadores e organizadores do Sinuelo da Canção Nativa.

MEU GRANDE AMIGO RICO BERTOLETTI, PARABENS PELA INICIATIVA DE CONTAR ESTAS HISTÓRIAS, ESTOU ACOMPANHANDO ELAS NO BLOG DO COMPOSITOR ROMULO CHAVES QUE ESTA FAZENDO UMA GRANDE DIVULGAÇÃO, E COMO VOCE PEDIU, EU TAMBEM TENHO HISTÓRIAS E ESTOU ENCAMINHANDO ESTA PRA TI :

SINUELO DA CANÇÃO NATIVA - 5º APARTE - JANEIRO DE 1987Feita a triagem, foi classificada uma composição (chuva de verão), autoria - letra e música - de, nada mais nada menos do que João de Almeida Neto. Passou com muitas letras "A".Chegou o festival. Começaram a se apresentar os grupos para se inscreverem. Aparece o João, com sua linda voz e com aquele grave inconfundível:- Boa tarde, quero me inscrever!!!- Ótimo João: Quem são os outros integrantes da música???- Eu e meu violão. - Mas João, o regulamento diz que tem que ter no mínimo três no palco. - Então bota aí eu, o meu pai,o Canário, vou encontrar outro pra me acompanhar... Foi aos bastidores e encontrou o Larry Charão grande percussionista (de belas lembranças...) e o convidou para tocar na música, o que aceitou. Então já tinhas os três...Encontrou o Antão Barros e o convidou para fazer uma gaita, topou...Viu o Daniel Morales e o convidou. Daniel se desculpou por já ter três músicas, mas indicou o Paulinho Jerjoski que estaria à disposição. Estava, na hora do ensaio, na escada que dava acesso ao palco. João ensaiou a música com o Larry na percussão, o Antão na gaita, ele ao violão e o Canário nos efeitos especiais (o carrilhão que fazia o trim-trim-trim. Ao descer do ensaio daquela grande obra poético-musical convidou o Paulinho Bratt para fazer o piano, topou, embora sem ter ensaiado. Foi à secretaria e inscreveu seus novos companheiros e depois muita ceva...Chegou a hora da apresentação: - A música foi excepcionalmente bem interpretada e com um baita time, foi aplaudida de pé pelo público. Registra-se que o Canário postou-se atrás do carrilhão, mãos cruzadas para trás e só de olho no Larry... Ao sinal de cabeça do mesmo ele passava a mão por seus instrumento e blim-blim-blim, lindo.Classificada, lógico, para a final, apresentou otimamente e, mais uma vez, aplausos de pé por parte do público. E, como dizem, que a voz do povo é a voz de Deus, não deu outra: Primeiro lugar por unanimidade dos jurados e o João, melhor intérprete.Ainda hoje Chuva de Verão é rodada como sendo uma da composições mais lindas dos nossos festivais... Janeiro de 1986 - 4º Aparte do Sinuelo.Essa aconteceu com um jurado... Segundo festival do ano, pleno janeiro, verão, 40 º. conseguiu-se para que os jurados se refrescassem à beira da piscina e lá tinha algumas cevas... Já meio encarnado com o sol, um jurado, após o almoço, foi sestear no Trevo hotel. Ligou o ar condicionado no máximo e ferrou no sono... Acordou-se de sobressalto, todo encharcado de suor, levantou-se e começou a gritar:-Estou morrendo!!!! Chamem um médico!!!! Foi aquele alvoroço na portaria ao que um dos atendentes foi ao quarto e desligou o ar condicionado que estava ligado no quente e a todo o vapor... Não precisa dizer mais nada, né???? O Glênio Fagundes foi salvo.Um abraço a um dos Dinossauros e grande Diretor de Palco dos nossos Festivais.

GILBERTO CARAMÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário