quinta-feira, 22 de novembro de 2012

COMPARTILHANDO UM POEMA DO GRANDE MESTRE ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA!!!!

   Gente boa!!
   Não é segredo para ninguém que tenho, entre minhas referências, Jayme Caetano Braun, Aparício Silva Rillo e Antônio Augusto Ferreira.
   Em minha cabeceira, atualmente, repousam dois livros, COISAS DO CAMPO e COISAS DA VIDA. Ambos do grande mestre Ferreira.
   Eu, infelizmente, nunca tive a oportunidade de conversar, conviver ou mesmo ser apresentado ao Antônio Augusto, mas, enquanto admirador de sua arte, eu posso dizer que o conheço, no sentido de enxergar em cada palavra, a sensibilidade de uma pessoa atenta à vida, em todas as situações... Em cada verso, um campo universal, onde as rimas tanto entram num galpão de estância quanto pela porta da frente de uma Universidade, e, principalmente, um destes seres humanos tocados por Deus com o dom de nos transmitir ânimo, esperança e vida, através de suas palavras.
   Por tudo isto, que tomo a liberdade de repartir, com todos os amigos, um poema que consta do livro COISAS DO CAMPO, que, a primeira vez que li, terminei chorando, considerando a carga emocional arrebatadora desta poesia!!!!
   Também quero indicar e recomendar aos que gostam da arte regional, a leitura deste poeta, mestre do verso, chamado ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA.



O MAR
(Antônio Augusto Ferreira)


Hoje vamos ver o mar,
Vamos ver esse monstro
Pelo seu lado bom.
Eu só preciso silêncio,
Sscht, sscht.

Eis o mar,
A onda vem e bate
E se derrama na praia
Numa cortina de espuma.

Esse é seu lado bom,
O mar da praia,
É nesse que vamos ficar.
Aquele sentado na cadeira sou eu,
O vento drapeja minha bombacha
Por baixo da cadeira.

De vez em quando
O campo vem me visitar
E meus olhos se enchem de lágrima.
O amanhecer é lindo por demais
No meu rincão.

Quando a gente estava lá fora
O dia começava antes do galo.
Trabalhamos muito para vir à praia
Nesta vez.

Aquela criança que corre
É minha filha,
Ela tem só dois aninhos
E quer brincar na areia.
Faz anos que ela tem dois anos,
Aqui no mar não muda.

No campo ficou minha saudade,
A praia é meu nevoeiro
E a minha esperança.

Daqui a pouco
Minha mulher vai chegar,
Vamos prestar atenção.

Oh, lá vem ela,
Vem juntar-se a nós.
Esses dias são maravilhosos,
Nós só temos essa filha.

Eu espero a mãe
Para abrir a mateira
E cevar um mate.

Repare,
Minha filha já a viu
E corre para encontrá-la
Mas a onda gigante veio em sua busca,
Laçou-a pelos pés
E a levou para o fundo.

Quando eu vi minha mulher
Corria mar dentro
Para buscar o nosso bem maior,

Juntou gente à beira d’água
E houve um correr de salva-vidas,
Eu também corria atrás da onda,
Eu estava me afogando,
O pulmão cheio d’água
Quando alguém me puxou para cima

Aí as imagens são confusas,
As costas me doem,
Não consigo falar,
Quero notícias,
Uma luz intensa
Me cega os olhos,
Alguém me aperta o peito
E eu vomito água,
Preciso saber o que se passa,
Mas ninguém me conta.

Tenho a impressão de andar de carro,
Correndo feito louco,
Depois não lembro de mais nada
Não consigo falar e choro,
Não sei há quanto tempo estou aqui.
Quero sair e não me deixam,

Estou amarrado,
Grito contra isso!

Eu grito para todo o hospital,
Para todo o mundo,
Afinal a minha mulher salvou a filha
E me espera
E eu não vou,
Não me deixam sair.
Eu, amarrado!

Quando me trouxeram a esta casa
Meus pés doíam de agulha,
Meus braços estavam furados.
Aqui neste hospital esquisito
Todos me tratam bem,
Desde que eu não veja mãe e filha.

Hoje eu fecho os olhos a fingir que durmo,
Mas venho a esta praia.
É preciso manter segredo
Senão a enfermagem me tira daqui.

Aí está o mar, calmo, calmo.
Não confundam este andar de botinas,
Batendo no piso do corredor,
Com o barulho das ondas.

Qualquer hora Deus do céu
Me traz outra vez
O que de melhor
A vida já me deu.

O Senhor me perdoe.
Mas não consigo
Falar dessa desgraceira
Sem chorar.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber se este livro que comentou "coisas da vida" também é de poesia. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Sim, livro de poesias do autor Antônio Augusto Ferreira.
      É maravilhoso. Altamente recomendado.

      Excluir