terça-feira, 26 de abril de 2011

RUI BIRIVA...


  Gente;
 
  Noite passada, o Rio Grande do Sul perdeu Rui Biriva, e a arte  (em sentido mais amplo que possa ser concebida) perdeu um grande artista.
  Vi nos mais variados veículos de informação, a notícia do falecimento do artista que, em seu acervo, conta com os discos Cantar; Das Bandas de Horizontina, É Bom Barbaridade, Festança, Na Estrada do Sul, Pé na Estrada, Quebrando Tudo, Rui Biriva (1990), Rui Biriva (1999), Rui Biriva ao Vivo, Sucessos de Ouro, Vamo Pegá e Pedindo Cancha.
   Uma gama imensa de canções populares e maravilhosas, sendo que Rui sempre teve a versatilidade de, mesmo em obras mais rebuscadas a exemplo de SANTA HELENA DA SERRA, fazer o povo cantar com ele, transformando seu canto em um ponto de encontro para o canto de tantos outros, gaúchos ou não, mas que, certamente, apreciam a arte feita de coração e com sinceridade.
   De minha parte, fica, além da tristeza, uma grande frustração de não ter convivido com Rui Biriva, aprendido com ele como um ser humano pode se portar tão simpático, simples e carismático, sendo ao mesmo tempo, tão verdadeiro!!
  No canto dos ervais de 2009, Rui Biriva fez o show do festival e foi nosso jurado em Palmeira das Missões, e a gente teve que esconder ele das pessoas; tamanha movimentação popular que ele provocou dentro do CTG, com famílias inteiras querendo uma foto, um abraço, um autógrafo... era algo arrebatador!!
  Mesmo com o sentimento de tristeza (pela ausência), ainda há um último olhar, mas desta vez, com outra sensação, a de estarmos observando a história de alguém que topou o desafio de viver e saiu-se muito bem!! Viveu apaixonadamente por sua arte e seu povo, com uma palavra de amizade nos lábios para cada rincão onde esteve... palavras que vão ficar nas canções e na memória de todos que foram tocados por sua arte.
   Que Deus sempre ilumine o caminho deste grande ser humano!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário