quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"HISTÓRIAS DE FESTIVAIS" POR RICO BERTOLETTI!!

Gente boa!!
Recebi um e-mail do Rico (diretor de palco) que preciso compartilhar com os amigos. O Rico está se mostrando um baita cronista destas memórias de festivais nativistas.
Um texto fácil, divertido e muito bem desenvolvido por esta figura que está sempre testemunhando cada ciclo nativo, justamente de onde ele nasce... de cima do palco!!
Um abraço amigo Rico e muito obrigado por este regalo de mergulhar no tempo e beber da fonte deste nosso movimento tão importante a todos nós!!

Histórias de Festivais


Recebi vários e.mail pedindo para que contasse mais alguma história dos festivais, então vai mais uma.

Convidado pelo meu grande amigo Jaerson Martins para fazer a Direção de Palco do 1º Gruta em Canto em Nova Esperança do Sul, nesta edição o festival aconteceu ao lado da Gruta Nossa Senhora de Fátima, um local maravilhoso, musicas muito bonitas, a vencedora foi Milonga a Integração na voz de Flávio Hansen e o Daniel Torres em 2º lugar foi No Encanto da Gruta com o Nenito Sarturi e a Analise Severo, o 3º lugar Dança das Sombras com Antonio Gringo e Os 4 Ventos, depois da apresentação das musicas, show de intervalo, jurados reunidos para decidirem a premiação o grande compositor Sadi Machado tinha uma vaneira “Tô” Pegando de a Meia, bem popular, o Sadi apreensivo ficou esperando os jurados saírem do local do julgamento para saber da premiação, foi no Vilmar Vila, no Sicha, Aurélio Moraes, João Casttelan, no Manoel Palmeiro e eles não falaram da premiação então ele foi no último jurado o Ataliba Lima de Moraes: e aí Ataliba ganhei alguma coisa? Não posso falar Sadi. Por favor Ataliba me diz. E o Ataliba muito sacana diz: a mais popular é tua Sadi. Terminado o show o Paulo de Freitas Mendonça sobe no palco e começa a divulgar a premiação, melhor instrumentista Cássia Abreu, melhor intérprete Fátima Gimenez, melhor arranjo e melhor grupo instrumental Adair de Freitas e grupo, melhor grupo vocal Antonio Gringo e Os 4 Ventos, a música mais popular é? O Sadi na escada pronto para receber a premiação e o Paulo diz: A musica mais popular é Cordeona do Ciro “beiço” tem autoria de Elton Saldanha, Quide Grande e João Sampaio interpretada por Elton Saldanha e Alemão do M’Bororé, a turma do Elton sobe ao palco para receber a premiação e o Sadi fazendo sinal de que tinha sido roubado, tenta subir no palco e eu pergunto o que houve Sadi? Este resultado ta errado, a minha música é a mais popular, ta errado é a minha, nisto o Sadi já está atrás do Paulo, a esposa do Jaerson interveio Sadi a premiação está correta por favor não me faz um escândalo, o festival ta tão bonito, eu peguei a lista da premiação das mãos do Paulo e mostrei pro Sadi ta aqui seu Sadi pode ver não tem nenhuma rasura, a esposa do Sadi pergunta quem te informou deste resultado? O Sadi foi o Ataliba e no mesmo instante o Sadi começa a sorrir e diz aquele f.p. do Ataliba não perde a mania de empulhar as pessoas.

Esta edição do Gruta é excelente tem belas musicas e participação de gente de peso como Luis Carlos Borges, Valtenor de Almeida, Wilson Paim, Nilton Ferreira, João Chagas Leite entre outros, quem faz coleção de CDs de festivais tem que ter um exemplar deste na sua discoteca.

A 6ª edição do Gruta Em Canto acontecerá de 23 a 25 de novembro de 2012 estaremos lá trabalhando junto com o Jaerson e sua equipe, neste final de semana 26 e 27 de outubro estarei em Cachoeira do Sul realizando a Direção de Palco da 22ª Vigília do Canto Gaúcho com a supervisão da nossa amiga Vera Prade.

Um abraço do amigo

Rico Bertoletti

Um comentário: