segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

JÁ ESTAMOS COM O CD "O BEM DE VALOR" EM NOSSAS VIDAS!!!!

    Pois é gente boa...
    É hora de agradecer a Deus pelo dom de viver, de encontrar pessoas que fazem a vida valer a pena e de relatar aos amigos o quão especial foi este final de semana.
    O domingo passado foi de uma felicidade imensa!! Fizemos uma comitiva de amigos para ir almoçar em Jaguari, no rancho dos Ferreira!!
    Comigo, estavam, a Brunika (lógico), o Ivaneo e a Ana Laura Felini, da querida cidade de Passo Fundo, e, com eles, as ausências lamentadas da Gláucia, Carol, Guilherme e Luísa. Na Van, da cidade de Ijuí, Marcelo Soma, com a esposa Fran e o Pedrinho. 
     E que turma animada!! O Ivaneo, com a Point Horse, sempre nos apoiando, estendendo o seu abraço, trabalhando junto e somando amizade, parceria e apoio. O Marcelo, com a Soma Produtora, com sua criatividade, amizade, profissionalismo e dedicação, também sempre iluminando nossa estrada, nos fornecendo excelentes ideias para o planejamento dos passos a seguir (que é claro, incluem todos esses amigos).
     Lá no Nilton, encontramos a casa aberta, o vento que disfarçava um pouco o calor, na altitude abençoada aos pés da Santinha, e, ao chegarmos, fomos recebidos com um abraço largo de todos, Nilton, Rita, Gustavo e Vagner, já com a carne no fogo, o mate cruzando a volta e, no aparelho de CD, a canção vinda de "O BEM DE VALOR"!!
     Logo em seguida, juntaram-se a nós, de Santiago, o Rafael Nemitz e sua namorada, somando ainda mais talento, com o jornalismo, dedicação e informação de um dos blogueiros mais lidos que já conheci.
     Bueno... 
     Não preciso dizer aos amigos que a paleta de ovelha foi muito bem degustada, e as canções que ouvíamos, quebravam silêncio para trazer um sorriso espontâneo na face de todos nós, deixando no ar uma paz amiga, uma aprovação silenciosa e um gosto bom de sonho realizado que os lábios da alma souberam muito bem sorver...
      Para mim, especialmente, enquanto autor, foi um grande sonho realizado. Há mais de 10 anos fazendo nativismo e ainda não detinha um registro sequer que fosse exclusivo com poemas de minha autoria, agora, tenho... o mesmo trabalho que reúne um irmão tão importante em minha vida, de cujo talento sou fã desde que era guri, na Palmeira e o vi cantar "As Safras Pobres que Não Me Deram Pão", da autoria dele e nosso mestre do verso, João Ari Ferreira (Sicha), falo de Nilton Ferreira, a voz dos meus poemas neste trabalho em que ele se dedicou tanto!!
     Este disco conta com inúmeros gestos de amizade, por isso peço que me perdoem o texto longo, mas não tem como deixar de registrar o trabalho dos amigos músicos que, aos poucos, iam chegando na casa do Nilton e deixando seu abraço em forma de canção, nas gravações que iam acontecendo, também não posso deixar de registrar o trabalho dos amigos que nos ajudaram com a arte do encarte, deixando seus afazeres para registrar as seções de fotos e imagens, e, é claro, o apoio dos amigos Valter Bonfanti, da nossa querida Holanda Veículos da Palmeira das Missões, o compadre Zé Edenardo Fruet de Souza, do Piquete Rincão do Provisório, da Palmeira também e Ivaneo, da Point Horse, de Passo Fundo, parceiros que tornaram viável a concretização deste trabalho e a colheita de realizações a partir de um sonho plantado.
     Agora, começa a fase de divulgação, a fase de trabalhar para que este Cd chegue ao destino final, ou seja, ao coração dos amigos, ao cotidiano das pessoas que são a razão de ser de qualquer tipo ou expressão de arte. E, neste sentido, desde já, vai o agradecimento ao apoio das mais de 150 rádios gaúchas que já nos contataram para receber o disco, para receber as canções... que lindo!!
     Dia 22 de Março de 2013, em Jaguari, será feito o lançamento deste CD. Esperamos, se Deus quiser, muitos amigos lá, para juntos celebrarmos as canções, a arte, a amizade e a vida!!!
     Me perdoem pelo texto longo, pelas palavras emotivas... mas a vida sem emoção não tem a mínima graça... hahahahaha
     Um grande abraço a todos e que possamos valorizar cada dia mais, nosso bem de valor, nossa vida, nossa existência, escolhendo em cada gesto, aquilo que deixaremos guardado na saudade da partida ou, que receberemos na alegria da chegada!!
     Que este trabalho seja bem-vindo, que sua chegada nos traga o sentimento do dever cumprido, do sonho bom que sonhamos todos juntos e da partilha plena que só a amizade é capaz de nos entregar!!
      A segiur, fotos do encarte e do domingo de festa e alegria na chegada deste disco!! 










quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DEFINIDOS OS JURADOS PARA A 28ª EDIÇÃO DO CARIJO, DE PALMEIRA!!

Gente boa!!

Para este ano, os jurados da 28ª Edição do carijo da canção, em Palmeira das Missões serão:

*Antonio Daniel Busch
Natural de Passo Fundo,nascido em 04 de abril de 1965,formado em Ciencias Economicas pela Universidade de Passo Fundo.Publicitário,comunicador e apresentador de rádio e televisão há mis de 20 anos.Poeta,autor de diversas obras gravadas por grandes nomes da música nativa,a exemplo de:miguel Marques,Antonio Gringo,Os Monarcas,Os Mateadores,Grupo Renascença,Marca campeira entre outros.Idealizador e fundador de festivais tais como:Chamamento do Pampa,em Passo Fundo,Aparte do Verso Xucro(Festival de Poesias de Passo Fundo) e Te Déum de Payadores da América Latina(Passo Fundo).Jurado de diversos festivais ,entre eles o XVI Carijo da Canção Gaúcha,I Canto Nativo da Música Paranaense(Toledo/PR)I Banqueira de Los Pinares(Vacaria),XV Seara da Canção Gaúcha(Carazinho).Foi jurado da 22 edição do Carijo da Canção Gaúcha.

*João de Almeida Neto
Intérprete e compositor.Vencedor de inúmeros festivais no Sul do país.Foi jurado em diversos festivais.Vários discos gravados.Uma das maiores expressões da música do Rio Grande.

*Ramires Monteiro
Natural de Santa Maria,poeta,compositor,participante de diversos festivais nativistas e de musica popular brasileira,tanto como concorrente quanto jurado.Autor de poemas e melodias,sendo alguns trabalhos merecedores de premiações nos eventos aludidos.Fundador da Associação Santa-mariense de letras e presidente durante quatro anos do Festival Poético-Musical da Brigada Militar,realizado em Porto Alegre.Também compos varios hinos e canções para instituições estaduais e federais.É autor,entre outras,das letras das composições nativistas:Desertos e Morena:o orvalho dos meus poemas,sendo também autor da letra e melodia da composição A Voz do coração,vencedora da 15 Terra e Cor Canção Nativa de Pedro Osório e Gosto de Falar de Rio,classificada em terceiro lugar no 21 Carijo da Canção Gaúcha,tendo ainda integrado a Comissão Julgadora da edição do ano de 2007.


*Antonio Augusto Korsack Filho

*Carlos Cardinal
Tradicionalista,pesquisador e estudioso da história e dos costumes do Rio Grande do Sul.Participou jutamente com Noel Guarani,Pedro Ortaça e Jaime Caetano Braun,do Movimento de resgate da Cultura Missioneira,a qual era muito restrita aos galpões,aos comercios de carreira ,nas festas familiares e bailes de campanha.Integrou a Comissão Organizadora de diversos Festivais,entre os quais:O Sinuelo ,de São sepé,a Gauderiada,de Rosário do Sul. O Manancial,de Bossoroca,A Ronde de SãoPedro,de São Borja.Integra há 32 anos o grupo Os Angueras.Participante assíduo do Festival da Barranca de São Borja,onde também já recebeu o troféu Sérgio Jacaré de melhor letra.Autor de 12 composições gravadas pela familia Ortaça.Foi jurado da 22 ediçao do Carijo da Canção Gaúcha.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

REGULAMENTO DO CARIJO, 28 EDIÇÃO, 2013!!! EM MAIO, A FESTA É NA PALMEIRA!!!!!

Gente boa!!
Aí está o regulamento do carijo da canção gaúcha, em Palmeira das Missões, no mês de maio de 2013.
Grande abraço a todos!!


28º CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA DE

PALMEIRA DAS MISSÕES – RS
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÃO – 8 DE ABRIL DE 2013


REGULAMENTO

TÍTULO I
DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
Art. 1° - A 28ª edição do Carijo da Canção Gaúcha, oficializada pelo Decreto Municipal nº. 001, de 09/01/2012, realizar-se-á de 23 a 26 de maio de 2013, no Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardong, regulamentada por este instrumento, é uma promoção da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões, sob coordenação e organização da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio de entidades filiadas ao MTG, IGTF, Secretaria de Estado da Cultura e comunidade, com os seguintes objetivos:
I - Incentivar a criatividade poético-musical, voltadas à temática e aos ritmos regionais do Rio Grande do Sul, ditos de raiz ou aqui aculturados, para buscar sua integração à cultura musical do Brasil, promovendo um resgate dos valores históricos e culturais;
II - Favorecer a revelação de novos talentos e a divulgação de suas criações artísticas;
III - Premiar as vencedoras do concurso musical e difundir em CD e DVD, as composições finalistas;
IV – Promover o município de Palmeira das Missões, suas potencialidades socioeconômicas, culturais e históricas.
V – Criar uma consciência artística, compromissada com a preservação ambiental e valorização da vida.
Art. 2° - A LINHA MUSICAL deste Festival é a da música tradicional do Rio Grande do Sul, em seus diversos ritmos, cantando a vida e lida do povo gaúcho, na temática do amor, civismo, moral, religiosidade, história, atividades agropastoris, formação étnica, preservação ambiental e convívio social.

TÍTULO II
DA ADMINISTRAÇÃO DO FESTIVAL
Art. 3° - Compete à Comissão Organizadora, nomeada pelo Prefeito Municipal e que terá organização e coordenação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, as seguintes atribuições:
I - Escolher a Comissão Julgadora da competição musical, a ser integrada por cinco pessoas de reconhecida idoneidade e qualificação técnica, nas áreas da música, poesia, história e cultura regional; devendo um dos membros ser palmeirense nato ou aqui radicado;
II - Divulgar o Festival, receber e protocolar as inscrições à competição;
III – Convidar e contratar artistas comprometidos com a cultura gaúcha, para os espetáculos musicais, inseridos no Festival;
IV - Credenciar músicos concorrentes e contratados, para o ingresso e circulação no recinto do evento e bastidores;
V - Fixar o preço de ingressos, das mesas, bem como, da locação de espaços para acampamento e comércio;
VI – Administrar os recursos que lhe forem colocados à disposição;
VII – Definir os critérios de avaliação das músicas concorrentes;
VIII - Constituir e nomear tantas subcomissões quantas necessárias para melhor atender os objetivos do evento, as quais não serão remuneradas, a exemplo da Comissão Organizadora;
IX - Decidir questões relativas à aplicação deste regulamento e regulamento do acampamento, em consonância com as disposições do ECA e outras legislações que disciplinam o convívio social;
X – Em conjunto com o titular da Secretaria da Cultura e Turismo, decidir sobre denúncias, casos e situações omissas neste Regulamento.

TÍTULO III
DA COMPETIÇÃO
Art. 4° - A competição musical ocorrerá em uma fase local e outra geral, mediante as seguintes condições:
I – Da FASE LOCAL - Poderão participar apenas compositores, intérpretes e instrumentistas naturais deste Município ou aqui radicados, no mínimo há seis meses antes da realização do Evento, devendo estas condições, serem comprovadas por cópia de documento hábil, a ser entregue junto à ficha de inscrição.
Desta fase, a triagem selecionará dez músicas para serem apresentadas na 1ª Ronda na noite de 23/05/2013, na ordem a ser definida pela Comissão Organizadora, das quais quatro serão escolhidas finalistas, sem ordem de classificação, recebendo os troféus, Alvorino Carvalho, Jorge Deroci Soares, Luiz Presotto e Matheus Bitencourt passando à condição de finalíssimas, concorrendo à premiação e integrando o CD e DVD.

II – Da FASE GERAL – Poderão participar concorrentes de todo o Brasil e de países do Mercosul, sendo que desta etapa, serão selecionadas dezoito composições, na triagem, das quais doze irão à final, concorrendo à premiação e integrando o CD e DVD do evento.
As músicas da Fase Geral serão apresentadas nas Rondas de 24/05 e 25/05/2013, na ordem de apresentação a ser definidas pela Comissão Organizadora, sem possibilidade de alteração. O anúncio das doze finalíssimas desta fase será feito na Ronda de sábado, após o show de intervalo.
A finalíssima acontecerá na 4ª Ronda, na noite de 26/05/2013, com início às 20 horas e a premiação final ocorrerá após o show de intervalo.
§ 1º - O tempo de execução de cada música será de quatro minutos e trinta segundos, para a triagem e na gravação para o CD e/ou DVD. Não deverá exceder os 5 minutos.
§ 2º - Em ambas as fases, as letras e interpretação das músicas deverão ser em língua portuguesa, admitindo-se, porém, palavras e expressões esparsas, em outro idioma, desde que conste no rodapé da letra, o respectivo significado ou tradução.
§ 3º - Cada compositor por si ou em parceria poderá inscrever até cinco obras, sendo admissível, porém, a classificação de apenas duas composições. Esses limites deverão ser respeitados também, por autores que participarem das duas fases.
§ 4º - Os compositores da fase local, desde que com obras distintas e respeitados os limites de inscrições e de classificação por autor, poderão participar ainda, da fase geral.
§ 5º - Na hipótese de mais de cinco músicas de um mesmo autor serem enviadas ao Evento, serão consideradas, independente dos parceiros, obrigatoriamente, as cinco primeiras protocoladas, sem direito à substituição.
Art. 5° - As músicas deverão ser inéditas (letras, ritmos e arranjos), significando não terem sido divulgadas em qualquer forma de mídia, até a data de sua apresentação neste Festival; não podendo constituir plágio. A falta de ineditismo, não captado pela Comissão Julgadora ou Organizadora, poderá ser objeto de denúncia, por escrito e com provas suficientes, impreterivelmente até as 10 horas do dia 26/05/2013.
Parágrafo único - Ao(s) denunciado(s) será assegurado direito de defesa imediatamente, devendo apresentar suas justificativas até as 15 horas do dia 26/05/2013, sob pena de exclusão. Não sendo apresentada defesa, ou não acatada, a composição será excluída, devendo o(s) responsável (eis) restituir à Comissão Organizadora o valor da ajuda de custo, além de ficar vedada participação dos autores, na edição seguinte.
Art. 6º - É vedada a participação na competição de autores e intérpretes, com vínculo de parentesco consanguíneo ou por afinidade em até terceiro grau, em relação aos jurados. Igualmente não poderão participar da competição artistas contratados para realização de shows no evento, exceto para shows no lonão, onde não poderá apresentar a música que está concorrendo no Festival.

Art. 7° - NÚMERO DE PARTICIPANTES:
I - Cada composição deverá ser defendida, no mínimo por três componentes, os quais deverão vestir indumentária típica do Rio Grande do Sul, admitindo-se vestimenta compatível com o tema apresentado, sob pena de eliminação da composição;
II - Cada intérprete, ou membro de grupo, individualmente, poderá defender até duas músicas e participar, como instrumentista, apenas, de uma terceira;
III - Instrumentistas poderão participar no máximo em três músicas;
IV - É assegurada liberdade na escolha dos instrumentos musicais, desde que preservada a linha do Festival. Haverá uma bateria no palco, à disposição dos concorrentes;
V - A ficha técnica de cada composição concorrente deverá ser preenchida totalmente, no momento do credenciamento, não podendo ser alterada posteriormente. Havendo inclusão ou substituição de integrantes do grupo, a composição será excluída, devendo devolver ao Festival, os valores da ajuda de custo, imediatamente.
Os Concorrentes poderão participar de tertúlias no lonão se assim entenderem, sem direito a recebimento de cachês, não podendo ali apresentar a(s) música(s) concorrente(s) do Festival.
Art. 8º - PASSAGEM DE SOM – Deverá ser feita obrigatoriamente, das 13h00min às 18h30min, para concorrentes e shows. O grupo que não se fizer presente dentro deste horário perderá o direito de equalizar o som e terá redução de 20% do valor da ajuda de custo ou do cachê, quando contratado para show.
Parágrafo Único - As atividades de palco terão início ás 20h45min, exceto na ronda de domingo, que iniciará às 20 horas.

TÍTULO IV
DAS INSCRIÇÕES
Art. 9º - As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até o dia 8 de abril de 2013, data do recebimento na Secretaria do Evento, devendo ser remetidas, exclusivamente, para o endereço e e-mail abaixo especificados:

Secretaria de Cultura e Turismo.
Rua: General Osório, nº. 850 – Cx. Postal 507 CEP: 98.300-000
PALMEIRA DAS MISSÕES – RS
e-mail : contato@carijo.com.br
Para maiores informações acesse o site WWW.carijo.com.br
§ 1º MATERIAL DE INSCRIÇÃO - É obrigatória a apresentação de:
a) Ficha de inscrição inteiramente preenchida em letra de forma e assinada. No caso da fase local, deverá ser acompanhada de comprovante de naturalidade ou residência;
b) Seis cópias da letra - constando apenas e, obrigatoriamente, o título e ritmo da composição;
c) CD com música (s) - poderá conter até 5 (cinco) composições, do mesmo autor ou parceria, desde que os títulos sejam indicados, graficamente, na mídia e sua capa ou envelope, onde também deve constar a fase em que concorre.
§ 2° - AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAR AS MÚSICAS CLASSIFICADAS - No máximo, até dia 02 de maio de 2013 (data do recebimento), juntamente com a informação por escrito de quem serão os intérpretes, os autores das composições classificadas, deverão enviar, em documento original, via correio ou pessoalmente, ao endereço indicado no artigo 10º, suas autorizações, assinadas também pelos intérpretes, com firmas reconhecidas, para gravação da obra, em CD e DVD do 28º Carijo da Canção Gaúcha e/ou coletânea deste Festival. A não apresentação destes documentos, no prazo supra, implicará na exclusão da composição do Evento, sem notificação pela Comissão, sendo substituída por outra composição, previamente determinada pela Comissão Julgadora, perdendo aquela o direito de receber qualquer tipo de pagamento.
Art. 10 – A Comissão Julgadora selecionará na triagem, três composições da fase geral e duas da fase local, indicando a condição e posição como suplentes, cujos autores serão comunicados na hipótese da necessidade de aproveitamento, recebendo novos prazos para apresentação da autorização para gravação. Os autores das músicas selecionadas serão avisados prontamente, bem como da data e ordem de apresentação, a qual não poderá ser alterada.

TÍTULO V
DA AJUDA DE CUSTO, DIREITOS DE ARENA E PREMIAÇÃO.
Art. 11 – Cada concorrente classificado na FASE LOCAL receberá o valor de R$ 1.100,00 (Hum mil e cem reais), a título de ajuda de custo e direitos de arena.
Os concorrentes da FASE GERAL que se apresentarão na ronda de sexta-feira, dia 24/05/2013, receberão por música, a título de ajuda de custo e direitos de arena, o valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais), e as que se apresentarão na ronda de 25/05/2013, receberão o valor de R$ 2.300,00 (Dois mil e trezentos reais).
§ 1º - Cada composição finalista receberá o valor complementar de R$ 300,00 (Trezentos reais), desde que a mesma já tenha sido gravada, e a documentação acima referida tenha sido entregue à Secretaria.
§ 2º - Por exigência legal, os pagamentos, relativos à ajuda de custo, direitos de arena e premiação, serão efetuados à pessoa informada na ficha de inscrição, ou a outra, indicada por escrito pelo(s) autor (es). Em qualquer hipótese, o recebedor deverá apresentar, obrigatoriamente, cópia do RG, CPF, PIS/PASEP ou NIT (matrícula do INSS). Na falta de qualquer destes documentos, o pagamento não será efetuado.
§ 3º - O Festival oferecerá alimentação, aos concorrentes credenciados, e, não oferecerá hospedagem aos concorrentes credenciados.
§ 4º - Aos vencedores e destaques da competição serão conferidos os seguintes prêmios:
PREMIAÇÃO PARALELA – Receberão a importância de R$ 600,00 (Seiscentos reais) e respectivo troféu:
-MELHOR INTÉRPRETE – Troféu Cevadura;
-MELHOR INSTRUMENTISTA – Troféu Sapecador;
-MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL – Troféu Cancheador;
-MELHOR ARRANJO VOCAL – Troféu Soque de Erva-Mate;
-MELHOR TRABALHO POÉTICO – Troféu Carijo;
-MELHOR TRABALHO SOBRE A HISTÓRIA DE PALMEIRA DAS MISSÕES – Troféu Mozart Pereira Soares;
-MELHOR TEMA ECOLÓGICO – Troféu Palmeira das Missões ;
-MÚSICA MAIS POPULAR – Troféu Rio Guarita;
-MELHOR COMPOSIÇÃO SOBRE A TEMÁTICA ERVA MATE – Troféu Chimarrão.
3° LUGAR – A importância de R$ 3.800,00 (Três mil e oitocentos reais) e Troféu ERVA-MATE.
2° LUGAR - A importância de R$ 6.000,00 (Seis mil reais) e Troféu TAREFEIRO;
1° LUGAR – A importância de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) e Troféu PÉ-NO-CHÃO;
Art. 12 – Aos valores correspondentes à premiação, ajuda de custo e cachês de shows contratados aplicar-se-ão a legislação tributária vigente. Com a retenção de valores referentes a impostos obrigatórios.
Art. 13 – Respaldado no Artigo 25 da Lei Federal das Licitações – nº. 8.666/93, a Comissão Organizadora contratará a Comissão Julgadora, Artistas e Grupos para a realização de shows e empresas para gravação da Matriz para CD e DVD, sem a necessidade de processo licitatório.
Art. 14 – As Comissões Organizadora e Julgadora serão soberanas em suas decisões, destas não cabendo recursos.
Art. 15 – É condição eliminatória da concorrente, o descumprimento de qualquer disposição deste Regulamento. A composição eliminada perderá o direito a ajuda de custo e ou premiação, devendo restituir os valores, caso já tenha recebido o pagamento.
Art. 16 – Será dada uma ajuda de custo aos veículos de comunicação que transmitirão o evento, especificado em contrato e definida pela comissão organizadora.

Palmeira das Missões, RS, 22 de janeiro de 2013.

Secretaria de Cultura Desporto e Turismo e Comissão Organizadora
OBSERVAÇÕES:
* Serão credenciadas no máximo três pessoas por emissora de rádio; duas por jornal; três pessoas por emissora de TV e uma por revista.
* Será Credenciada somente uma pessoa como acompanhante de autores e intérpretes, unicamente para ter acesso ao pavilhão e não aos camarins, que é restrito aos artistas, esta credencial não da direito a alimentação.
* O CARIJINHO DA CANÇÃO GAÚCHA em sua 11ª edição, acontecerá no dia 26/05/2013, às 14 horas no Lonão. O regulamento estará disponível no site.
Informações pelo site do Carijo: www.carijo.com.br e pelo e-mail carijinho_pm@hotmail.com
e pelos telefones: (55) 3742-1583/1257. Durante o festival: (55) 3742-2254.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DEFINIDA A NOVA DATA PARA O REPONTE EM 2013!!!!!

Gente boa!!
Acabo de receber a nota da coordenação do Reponte e divulgo por aqui.
Grande abraço!!


REPONTE TEM NOVA DATA

O Reponte/Pérola 2013 ocorrerá nos dia 03, 04 e 05 de maio de 2013. O motivo do adiamento deve-se única e exclusivamente à necessidade da execução do PPCI - Plano de Prevenção Contra Incêndio, exigido pelo Corpo de Bombeiros para concessão do respectivo alvará para utilização do Galpão Crioulo. Nos próximos dias serão publicadas, neste espaço, novas informações relativas à alteração da data da realização do evento. A Prefeitura de São Lourenço do Sul, juntamente com a Comissão Organizadora, com o intuito de proporcionar a segurança necessária aos frequentadores do Galpão Crioulo, tem certeza da compreensão de todos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

REPONTE ESTÁ SUSPENSO!!!!

Gente boa!!

Acabo de ouvir, no programa RONDA DOS FESTIVAIS, apresentado por Jairo Reis, na Rádio Rural, a entrevista com o Sr. Silvestre, um dos coordenadores do Reponte, de São Lourenço do Sul.
O festival foi suspenso para que, a seu tempo, possa ser implementado o plano de segurança indicado para o camping e estrutura física do festival, adequando sua logística àquela exigida pelos detalhes técnicos necessários.
O evento ainda não tem nova data para ser realizado, porém, nas palavras de Silvestre, fica estampada a certeza de que o festival vai ter sim, sua edição deste ano, em seguida ao sinal verde das autoridades que vistoriam e licenciam o local que abriga o Reponte.
Daqui, desejamos todo êxito à organização do festival, renovando nosso sentimento de apreço pelo evento, pela terra de São Lourenço do Sul e, quando for a ocasião, estaremos lá, não importando o dia, para ajudar a fazer a história deste evento que tanto engrandece a cultura, representa nosso povo e nos alimenta o sonho, enquanto ambiente musical diferenciado, democrático e altamente organizado.
Um grande abraço à Comissão Organizadora do Reponte de São Lourenço do Sul!!!!

INÍCIO DA QUARESMA!!!! A PÁSCOA DA ALMA ESTÁ PRÓXIMA!!!!

Gente boa!!
Ontem, quarta-feira de cinzas, iniciou a quaresma, num período histórico em que o Papa pediu renúncia de seu cargo, mas não de sua fé.
Me trouxe muita emoção o discurso que ele fez, foram palavras profundas, de um sentimento, realmente, à flor da pele e diretamente da alma.
Esse período de reflexão, que temos na quaresma, precedendo a Páscoa é, efetivamente, diferente de todo o mais do ano, mais introspectivo, preparatório às mudanças que queremos e de confirmação daquilo que pensamos já ter alcançado.
Neste sentido, vou dar uma pequena pausa no nativismo e postar aqui, uma das mais lindas orações que considero ter visto na vida.
Que essa viagem interior seja proveitosa para todos nós, durante a Quaresma.
Um grande abraço.

Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

HISTÓRIAS DE FESTIVAIS - POR RICO BERTOLETTI!!!!

Gente boa!!
O Rico tá entrando em férias, mas, veio por aqui, bater o ponto, antes de sair... hahahaha
Merecido descanso pra este grande amigo!!
Que seja revigorante e manancial de lembranças felizes para acalentar o decurso do ano de trabalho!!
Nós, enquanto aguardamos seu retorno, ficamos com mais uma crônica dos festivais.
Um grande abraço amigo Rico!!!


HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS


Meus amigos, estou entrando de ferias, retorno em março, mas podem continuar mandando material pra gente, esta História estou oferecendo ao meu compadre Edilsom Moreira Careca, que mora em Araranguá/SC, e também tem acompanhado estas histórias no blog do nosso grande amigo Romulo Chaves.
Participando de uma edição da Ramada da Canção, festival que acontece na querida Encruzilhada do Sul, o meu amigo Beto Barros, com uma letra dele e música do Beto Bolo, no segundo dia da eliminatória, no sábado, após apresentação das concorrentes, já era unânime entre os concorrentes que a canção dos Betos era forte candidata ao primeiro lugar, ainda mais que o Beto Barros estava cantando na sua cidade, e sempre tem aquele clima da Polar, "se é daqui é melhor".
E fomos para o domingo, grande final, o local do evento completamente lotado, a canção dos Betos foi a última a se apresentar, quando chegou na metade da música, entrou o refrão o público se levantou, e começou aquele já ganhou, já ganhou, afinal naquele momento ele era o grande defensor de Encruzilhada, e o Beto se embriagou com aquela ovação, e no final da música, "da um branco", e ele come uma palavra ou frase da letra, o Beto Bolo ainda fazendo os últimos acordes da musica, o Beto Barros dizer em alto e bom tom: - Me fo..., risada geral, porque o publico e os jurados também escutaram, e se foi o primeiro, o segundo e o terceiro lugar...

Hoje em dia, neste meio artístico em que vivemos, mesmo tendo o gaúcho aquela fama de macho, e por quase todos artistas serem mais sensíveis, é muito comum ver o Nilton Ferreira chegar no Rômulo Chaves, nos Menudos (Arisom e Emersom Martins), no neguinho Regis Reis, o Carlos Omar quando o encontra o Bosquinho, o Pirisca, o Tuny Brum, alguém que é mais intimo e dar um beijo de carinho, mostrando o sentimento que tem pelo outro, mas o machismo continua forte em alguns lugares, aí vem a história e continuo com o Beto Barros.

O Beto Barros já havia ganho o Musicanto de Santa Rosa, a Moenda de Santo Antonio da Patrulha, a Primavera de Caxias do Sul, ele era meio que a pessoa mais famosa de Encruzilhada do Sul, advogado bem sucedido, filho de desembargador, aconselhado e incentivado por algumas pessoas, candidatou-se a prefeito de Encruzilhada do Sul, a campanha ia de vento em popa, as pesquisas apontavam que ele estava com uns setenta a oitenta por cento com as intenções de votos do eleitorado, naquela época ainda existia os showmícios (que burramente foi proibido depois de uma falcatrua), voltando a história, no ultimo showmício que todos candidatos tinham direito a fazer, o Beto levou uma quantidade enorme de amigos para fazerem um show, quase todos encruzilhadenses estavam presente para verem os artistas e o discurso do futuro prefeito, e o ultimo grupo a se apresentar foi o Tambo do Bando, grande grupo instrumental e vocal, formado pelo Vinícius Brum. Texo Cabral, Leandro Cachoeira, Marcelo Pijama e o Beto Bolo, e que tinham grande estima e afinidade com o Beto, após cantarem algumas musicas o Vinícius Brum fala ao publico:
- Minha gente, nós e os outros artistas que estão aqui apoiando a candidatura do Beto Barros a prefeito, não é só por ele ser advogado, uma pessoa idônea, responsável e que vai fazer muito por Encruzilhada do Sul, mas principalmente porque o Beto é nosso amigo, nosso irmão e para finalizar o que eu posso dizer é que nós te amamos Beto, dizendo isso se dirigiu ao Beto deu um forte abraço e um beijo nele, o publico ficou atônito, o showmício acabou e o Beto diz até hoje:
- Quando o Vini disse que me amava e me deu aquele beijo mais uma vez me fo...

Um abraço do amigo

Rico Bertoletti
Diretor de Palco

domingo, 3 de fevereiro de 2013

SAI O RESULTADO DA TRIAGEM DO REPONTE PARA 2013!!!!

Gente boa!!
Saiu o resultado da triagem do reponte para o ano de 2013. É um festival que gosto demais e admiro pela organização e acolhida que todos recebemos.
Copiei do blog Bahstidores, a notícia para repassar.
Um grande abraço a todos!!


Iniciou no dia 31 de janeiro e se estendeu até o dia 1º de fevereiro, a triagem das músicas que irão concorrer no 29° Reponte, e também no 21° Peróla em Canto.
Segundo informações da comissão organizadora, a triagem aconteceu na sede na Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul(ACI). Na linha campeira, os jurados são Agenor de Mello Coelho, Demétrio Xavier e Everson Maré, e os jurados da linha de manifestação regional são Silvio Aymone Genro, Loma e Gil Soares.
Na Linha Campeira foram triadas 325 Obras sendo 298 para do Reponte e 27 do Pérola em Canto e na Linha Manifestação Regional foram triadas 398 sendo 361 do Reponte e 37 do Pérola em Canto, totalizando 723 Obras.

MÚSICAS CLASSIFICADAS PARA O 29º REPONTE

LINHA CAMPEIRA

1- LEGADO (Palmeira das Missões e Pelotas)
Ritmo: Chamamé
Letra: Rômulo Chaves
Música: Robledo Martins

2-SEREI EU CHAMAMÉ (São Gabriel)
Ritmo: Chamamé
Letra: Rogério Villagran
Música: Edilberto Bergmann

3-PARA O MAIS LINDO AMOR CAMPEIRO... (Balneário Camburiú-SC e Santana do Livramento)
Ritmo: Chamarra
Letra: Juan Daniel Isernhasen
Música: Juliano Moreno

4- MILONGA DOS 4 ELEMENTOS (Santo Antônio das Missões e Santiago)
Ritmo: Milonga
Letra: Mauro Dias
Música: Halber Lopes

5- ESCRITOS DE TERRA (Lavras do Sul e Pelotas)
Ritmo: Milonga
Letra: Gujo Teixeira
Música: Cristian Camargo

6- PRA CADA ENCONTRO DA VIDA... (Pelotas)
Ritmo: Rasguido Doble
Letra: José Carlos Batista de Deus
Música: Cícero Camargo

7-ABRAÇO (Cruz Alta)
Ritmo: Chamarra
Letra: Jorge Nicola Prado
Música: Arthur Bonilla

LINHA MANIFESTAÇÃO REGIONAL

1-A NEGRA (Silveira Martins e Porto Alegre)
Ritmo: Maçambique
Letra: Bianca Bergmann
Música: Carlos Catuípe

2- PÉ DE MOLEQUE
Letra: Diego Goulart Muller
Música: Miguel Tejera

3- CANÇÃO DO AMOR DE BIBIANA (Porto Alegre)
Ritmo: Canção
Letra: Greice Morelli
Música: Greice Morelli

4- PLANTAÇÕES (Mirassol- SP e Porto Alegre)
Ritmo:Toada
Letra: Luciane Lopes
Música: Marco Araújo

5- BRASIL DE NINGUÉM (Porto Alegre e Osório)
Ritmo: Ixejá
Letra: Guilherme e Thiago Suman
Música: Adriano Sperandir

6- FLOR DO SAL (Pelotas)
Ritmo: Ijexá
Letra: Amaro Radox
Música: Sulimar Rass

7- OREADO DE LUA (Alegrete e Porto Alegre)
Ritmo: Milonga
Letra: Túlio Urach
Música: Duca Duarte


MÚSICAS CLASSIFICAS PARA O 21° PÉROLA EM CANTO

LINHA CAMPEIRA

1- O GRITO DOS BONS
Ritmo: Milonga
Letra: Lauri Lopes
Música: Cristiano Vieira

2- RECANTOS DA ALMA
Ritmo: Milonga
Letra: Artur Eugênio Presser
Música: Artur Eugênio Presser

3- NESSES JUNHOS DA QUERÊNCIA
Ritmo: Chamarra
Letra: Eduardo dos Santos Kern
Música: Cristiano Vieira

4- TARDES DE MILONGAS
Ritmo: Milonga
Letra: Luiz Antonio Weber
Música: Guerda Maria Kuhn

5- UM TAL MISSIONEIRO
Ritmo: Chamarra
Letra: Mateus da Costa Brito
Música:Raphael de Matos Madruga

LINHA LIVRE

1- OS SINAIS DAS ÁGUAS
Ritmo: Milonga
Letra: Fernando Teixeira
Música: Fernando Teixeira

2- O PESCADOR E O AMOR
Ritmo: Maçambique
Letra: Danilo Kuhn
Música: Danilo Kuhn

3- QUE POVO É ESSE
Ritmo: Candomble
Letra: Jean Roberto Barbosa
Música: Jean Roberto Barbosa
4- MENESTRÉIS
Ritmo: Moda de Viola
Letra: Kadinho Freitas
Música: Vilson de Freitas

5- A PALAVRA
Ritmo: Chamamé
Letra: Mauro Rosa
Música: Fernando Saalfeld

Novidades e Programação do Reponte 2013

O 29º Reponte da Canção e o 21º Pérola em Canto, estão previstos para os dias 8,9,10 de março na cidade de São Lourenço do Sul. Este ano a Pérola acontecerá paralelo ao Reponte, sendo apresentadas 5 composições concorrente da Pérola e 7 composições concorrentes do Reponte em cada noite (sexta e sábado). E no domingo a grande final com as classificadas.

Confira a PROGRAMAÇÃO:

08 de março:
21h - Show de Abertura com Projeto Autores Lourencianos - Kadinho e Nenê
O Projeto implantado há 7 anos visa a valorização dos artistas locais.
22h - Apresentação das Músicas Concorrentes
5 músicas do 21º Pérola em Canto e 7 músicas do 29º Reponte
23h50min - Show com “Jorge Guedes”
Show Baile com “Tchê Guri” (Praça de alimentação)
09 de março:
21h - Show de Abertura
22h - Apresentação das Músicas Concorrentes
5 músicas do 21º Pérola em Canto e 7 músicas do 29º Reponte
23h50min - Show de encerramento com “Jair Rodrigues”
Divulgação dos Jurados para o 30º Reponte e breve apresentação dos candidatos.
Show Baile com “Luiz Marenco” (Praça de alimentação)
Show Baile com “Maiquel Filho” (Praça de alimentação)
10 de março:
20h - Apresentação das Músicas Concorrentes
14 músicas do 29º Reponte e mais as 2 classificadas do 21º Pérola em Canto.
22h - Show de intervalo com “Tambo do Bando”
23h - Premiação das concorrentes do 29º Reponte