quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS - POR RICO BERTOLETTI!!!!!

Gente boa!!
Trago mais causos dos nossos festivais, que o Rico está irmanando todo o Estado para resgate destas memórias, estão chegando de todos os rincões, contadas por muitas vozes diferentes!!
Tá ficando lindaça a função!! hahahahahaha
Um agradecimento e um chasque especial ao Gilberto Caramão, pela contribuição nesta empreitada que tem se mostrado, além de lúdica, importantíssima para que possamos levar os bastidores de um evento ao povo, que é o destinatário final de toda cultura que se faz!!
Grande abraço!!!



HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS


Meus Amigos;
Sobre o acontecido em Santa Maria, a gente que vive neste meio, fica muito, muito triste, resta-nos orar pelos familiares e pela alma desses jovens e torcer para aqueles enfermos que se restabeleçam.
Essa história quem me enviou foi meu grande amigo Gilberto Caramão, lá de São Sepé,pai da grande cantora Caroline Caramão, um dos criadores e organizadores do Sinuelo da Canção Nativa.

MEU GRANDE AMIGO RICO BERTOLETTI, PARABENS PELA INICIATIVA DE CONTAR ESTAS HISTÓRIAS, ESTOU ACOMPANHANDO ELAS NO BLOG DO COMPOSITOR ROMULO CHAVES QUE ESTA FAZENDO UMA GRANDE DIVULGAÇÃO, E COMO VOCE PEDIU, EU TAMBEM TENHO HISTÓRIAS E ESTOU ENCAMINHANDO ESTA PRA TI :

SINUELO DA CANÇÃO NATIVA - 5º APARTE - JANEIRO DE 1987Feita a triagem, foi classificada uma composição (chuva de verão), autoria - letra e música - de, nada mais nada menos do que João de Almeida Neto. Passou com muitas letras "A".Chegou o festival. Começaram a se apresentar os grupos para se inscreverem. Aparece o João, com sua linda voz e com aquele grave inconfundível:- Boa tarde, quero me inscrever!!!- Ótimo João: Quem são os outros integrantes da música???- Eu e meu violão. - Mas João, o regulamento diz que tem que ter no mínimo três no palco. - Então bota aí eu, o meu pai,o Canário, vou encontrar outro pra me acompanhar... Foi aos bastidores e encontrou o Larry Charão grande percussionista (de belas lembranças...) e o convidou para tocar na música, o que aceitou. Então já tinhas os três...Encontrou o Antão Barros e o convidou para fazer uma gaita, topou...Viu o Daniel Morales e o convidou. Daniel se desculpou por já ter três músicas, mas indicou o Paulinho Jerjoski que estaria à disposição. Estava, na hora do ensaio, na escada que dava acesso ao palco. João ensaiou a música com o Larry na percussão, o Antão na gaita, ele ao violão e o Canário nos efeitos especiais (o carrilhão que fazia o trim-trim-trim. Ao descer do ensaio daquela grande obra poético-musical convidou o Paulinho Bratt para fazer o piano, topou, embora sem ter ensaiado. Foi à secretaria e inscreveu seus novos companheiros e depois muita ceva...Chegou a hora da apresentação: - A música foi excepcionalmente bem interpretada e com um baita time, foi aplaudida de pé pelo público. Registra-se que o Canário postou-se atrás do carrilhão, mãos cruzadas para trás e só de olho no Larry... Ao sinal de cabeça do mesmo ele passava a mão por seus instrumento e blim-blim-blim, lindo.Classificada, lógico, para a final, apresentou otimamente e, mais uma vez, aplausos de pé por parte do público. E, como dizem, que a voz do povo é a voz de Deus, não deu outra: Primeiro lugar por unanimidade dos jurados e o João, melhor intérprete.Ainda hoje Chuva de Verão é rodada como sendo uma da composições mais lindas dos nossos festivais... Janeiro de 1986 - 4º Aparte do Sinuelo.Essa aconteceu com um jurado... Segundo festival do ano, pleno janeiro, verão, 40 º. conseguiu-se para que os jurados se refrescassem à beira da piscina e lá tinha algumas cevas... Já meio encarnado com o sol, um jurado, após o almoço, foi sestear no Trevo hotel. Ligou o ar condicionado no máximo e ferrou no sono... Acordou-se de sobressalto, todo encharcado de suor, levantou-se e começou a gritar:-Estou morrendo!!!! Chamem um médico!!!! Foi aquele alvoroço na portaria ao que um dos atendentes foi ao quarto e desligou o ar condicionado que estava ligado no quente e a todo o vapor... Não precisa dizer mais nada, né???? O Glênio Fagundes foi salvo.Um abraço a um dos Dinossauros e grande Diretor de Palco dos nossos Festivais.

GILBERTO CARAMÃO

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA!!!!


    Gente!!
    Mesmo sabendo que palavras não podem traduzir a dor, o sofrimento, o silêncio da perda, é necessário fazer referência ao fato mais triste do mundo nos últimos anos.
    Somente hoje estou de volta para internet, mas, fiquei sabendo, ainda na manhã de domingo, do ocorrido no coração do Rio Grande do Sul, onde mais de duzentas vidas jovens foram abreviadas dentro da boate Kiss.
    Quem sabe pela irresponsabilidade do estabelecimento, quem sabe pela falta de cuidado no manejo de artigos que possam causar incêndios, ou Deus sabe lá por qual outra causa... o que importa é que a saudade afiou a adaga e sangrou o coração... dos pais... dos familiares... do povo gaúcho... do Rio Grande... e bilhões de corações no mundo todo!!
    Que dor sentida, a lágrima que verteu de todos, que continua vertendo e que nunca vai estancar.
    Nossa Palmeirinha chora um casal de jovens que perdeu... chora todos os outros jovens que também não se pôde salvar...
    Que possamos, com solidariedade, prestarmos nosso abraço, nosso trabalho, nosso respeito e nossa oração em nome de todos aqueles que partiram e também dos que ficaram, os familiares, amigos, namorados, enfim... gente que, na mais repentina e trágica das formas, emponchou a alma no silêncio da ausência...
   Que Deus nos conforte, ilumine os caminhos de nossas lideranças e autoridades, fazendo com que essa tragédia não tenha sido em vão, não é um dia para ser esquecido, mas, para ser lembrado, com saudade e com alerta, para que os cuidados sejam tomados, evitando futuras fatalidades desnecessárias.
    Que Deus abrace o coração de todos os gaúchos, brasileiros e cidadãos inquietos em sua alma, pela dor da perda...


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS DE FESTIVAIS POR RICO BERTOLETTI!!!!!!!

HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS!!!!!


Hist Fest Ciro SAKS conta MARENCO

Estou compartilhando estas histórias, além das que eu tenho e conforme o pessoal tem me enviado, esta semana recebi mais uma do meu grande amigo Uruguaianense Jaime Ribeiro e também uma lá de São Sepé do nosso amigo Gilberto Caramão o pai da cantora Caroline Mimo Aires, e que em breve estarei dividindo com vocês, quem tiver ou souber de alguma história por favor me envie.
É com grande prazer que recebi essa baita História contada pelo meu grande amigo CIRANGELO DA SAK'S SOM E LUZ, ele e sua equipe o pequeno GRANDE Gini sabe tudo como operar um monitor sempre dando um retorno muito bonito para quem esta no palco, o Sorriso que ainda vai acertar na mega sena, o Quisuco que vai ser promovido a Tang, o Paulinho chorão, eles que estão junto com a gente nesta estrada dos Festivais, Feiras, Rodeios e outros eventos.

Olá amigo Rico Bertoletti, o cara que sabe tudo de Direção de Palco.
Em primeiro lugar quero te dar os parabéns por essa iniciativa de colocar no papel e contar estas histórias para todo mundo.
Não sabia que tu tinhas esse dom de contador.
Sei que muitos já devem estar também te retornando e contando mais algumas histórias, mais aqui vai uma.
Há muitos anos atrás (sou péssimo para guardar datas), estava voltando da Semana Farroupilha de Piratini, pois tive que voltar a São Vicente do Sul no meio do evento, resolvi ir de ônibus de linha, ai cheguei na rodoviária de Pelotas e encontro meu amigo LUIZ MARENCO na época que ele era meio pobre e ainda andava de ônibus, ele todo pilchado como sempre, ficamos conversando esperando o horário do bus, ele me diz:
- Ciro to aqui na rodoviária já faz umas três horas, onde eu vou me parece que aquele PM ta me cuidando?
Faz o seguinte Marenco vai no banheiro que vou ficar cuidando se ele ta mesmo de olho em ti.
Ele vai ao WC e o brigadiano fica de bícuira no Marenco.
Ele retorna e... – Daí Ciro e o PM ta me cuidando???
- Não tirou o olho de ti.
O Marenco começou a ficar invocado, o guarda não parava de olhar pra ele, não demora muito o guarda se aproxima e diz:
- EU TO TE RECONHECENDO, e repete varias vezes EU TO TE RECONHECENDO...
E o Marenco meio invocado: - Olha seu guarda eu to aqui já faz um tempinho e não fiz nada de errado.
E o guarda: - Não é nada disso, o senhor é músico né???
- Sim.
E o guarda: - Eu sabia, eu sabia, eu sabia, eu sabia, eu sabia, o senhor é músico muito famoso, eu to lhe reconhecendo da RADIO e da TV DO GALPÃO CRIOULO.
O Marenco com toda sua simplicidade, ele que na época ainda não era muito conhecido, estava começando a carreira ficou todo vaidoso e agradece ao Brigadiano:
- Pois é soldado Fagundes (tem Fagundes em todo lugar), a gente tá aí, tentando mostrar nosso trabalho, nos festivais, rodeios, feiras, rádios e de vez em quando nas TV, em breve vou até gravar meu primeiro LP.
Aí, o guarda todo entusiasmado fala:
- O senhor sabe inté o meu nome???:
- É que esta escrito aí no bolso da sua camisa...
- Pois como vinha falando gosto muito das suas musicas, ouço as transmissões dos festivais pela radio Alfa do baixinho Elton e do girafa do Julio, e escuto o senhor cantando e vencendo uns festivais. As musicas que mais gosto do senhor são Mis Amores e Tchê Lôco.
Muito prazer em conhecer o senhor ao vivo e a cores, bem na minha frente seu LUIZ BIRIVA...

Sou muito seu FÂ.
Cirangelo Carvalho
SAKS SOM E LUZ (55) 99 71 82 04

Um abraço do amigo
Rico Bertoletti

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

HISTÓRIAS DE FESTIVAIS - POR RICO BERTOLETTI !!

Gente boa!!
Segue o primeiro email do ano, recebido com mais histórias dos festivais.
Aquele abraço!!!


Meus Amigos
O meu grande amigo Jaime Ribeiro, cantor, musico e radialista, tem o programa A Vóz do Pampa, a maior audiência daquela fronteira.
O Jaime foi integrante por muitos anos do Grupo Parceria, saiu dele para acompanhar nada mais nada menos que o Gaúcho da Fronteira, na época estava estourado com o sucesso do Vanerão Sambado.
Ele me falou que os guris do Parceria tinham aumentado as história que contaram dele e ele muito gentilmente me enviou duas histórias que repasso agora para vocês.

Faça como o Jaime Ribeiro mandem alguma história.

VALEU RICO BERTOLETTI, GRANDE DIRETOR DE PALCO DOS NOSSOS FESTIVAIS.
Te mando outras...em breve FELIZ ANO NOVO..... com saúde, paz..... e muitas histórias.

LÁ VAI UMA DO GAÚCHO DA FRONTEIRA.
1 – Em uma turnê do Gaúcho da Fronteira, com o empresário de Maracajú - MS - Sr. Massaróca. Ficamos num hotelzito em Ponta Porã. Ficaram num quarto os músicos Alcemar, João Bigode e Dudu. No outro o Massaroca o Gaúcho e Eu (Jaime Ribeiro), quando fui no quarto ao lado matear com os guris, o Massa desceu e foi comprar jornal e o Tio Gaúcho ficou olhando TV acostado. Porém deu sono nele ele foi desligar a TV e não achou onde desligar. Daí, quando entrei no quarto havia um cobertor por cima da TV Preto e Branco. Ele acordo e me disse: "Mas Bah Tchê cliquei um monte de vezes nesse botãozinhos e não pude desligar esta "bosta".


GRUPO PARCERIA2- Antes 1980 era chamado de Grupo Barranca, então na 10ª Califórnia Adão Quintana classificou uma musica na triagem chamada "Parteira de Campanha" que foi apresentada pelo grande "Cesar Passarinho". No Quartel da Artilharia Anti-aéra servia o soldado João Quintana e eu Jaime Ribeiro era 3º Sargento e havia sido convidado pra cantar "Baile Xucro" de Necir Dorneles e Dino Pires, então o João Quintana veio me procurar para tocar na musica deles, chegou fez uma continência gaúcha, juntou os cascos e se apresentou "Com licença Sargento Jaime o Sr. poderia nos acompanhar numa música na Califórnia?
Eu respondi: NÃO porque já vou cantar uma.
Tá dispensado Soldado.
Até ai eu nem sabia que podia subir ao palco mais de uma vez......e outra tava apavorado para decorar a obra do Necir. Daí os Quintanas não gostaram muito, mas ficamos amigos no más, tanto é que depois vim a participar do Grupo Parceria.

Um abraço do amigo

Rico Bertoletti
Diretor de Palco

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

COMPARSA DE PINHEIRO MACHADO DIVULGA CLASSIFICADAS!!!!

A Comparsa da Canção é um dos principais eventos realizados em Pinheiro Machado, ocorrendo paralelamente à FEOVELHA - Feira e Festa Estadual da Ovelha, no Parque Charrua, talvez uma das maiores exposições e comércio de ovinos da América do Sul.
A Comparsa da Canção iniciou em 1985 e durante seus primeiros quatro anos não teve interrupções. Na primeira edição da Comparsa, vários artistas hoje consagrados, fizeram sua estreia. Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2013, Pinheiro Machado te espera para juntos desfrutarmos das inúmeras atrações da Feovelha e realizarmos a 26ª Comparsa da Canção.


APRESENTAÇÃO DE SEXTA-FEIRA DIA 25 DE JANEIRO DE 2013


1) QUE LÁSTIMA, EU NÃO NOTEI... (milonga)
Letra: Rômulo Furtado – Pelotas/RS
Música: Davi Covalesky e Gabriel Pinho – Pelotas/RS

2) COMPASSO DE ESPERA (chamamé)
Letra: Severino Rudes Moreira – Candiota/RS
Música: João Pockorski – Guaíba/RS

3) A UM OUTRO POVO DE CAMPO (milonga)
Letra: Martin César Gonçalves – Jaguarão/RS
Música: Roberto Luçardo – Piratini/RS

4) RAÇADOR (vaneira missioneira)
Letra: Xirú Antunes – Pelotas/RS
Música: Amigo Souza – São Borja/RS

5) PRA QUEM JÁ CONHECE (milonga)
Letra: Raineri Spohr – Dom Pedrito/RS
Música: Marçal Funari e Marcelo D´Avila – Santa Maria/RS

6) DE ONDE EU VIM (chamamé)
Letra: Leandro Berlesi – Cachoeirinha/RS
Música: João Lucas Pavlack

7) TARDE MANSA (Toada)
Letra: Norma Coronel Trindade – Pinheiro Machado/RS
Música: Robledo Martins – Pelotas/RS

APRESENTAÇÃO DE SÁBADO DIA 26 DE JANEIRO DE 2013

1) A ALMA NÃO ENVELHECE (milonga)
Letra: Rômulo Chaves – Palmeira das Missões/RS
Música: Xuxu Nunes – Santiago/RS

2) A TESOURA DE ACÁCIO TERRA (chacarera)
Letra: Rafael Ferreira – Vacaria/RS
Música: Maicon Oliveira – Pinhal da Serra/RS

3) PROSEANDO (milonga)
Letra: Wilson Vargas – Triunfo/RS e Eron Carvalho – Santo Ângelo/RS
Música: Zulmar Benites – Santa Maria/RS

4) MILONGA DA DISTÂNCIA (milonga)
Letra: Telmo Vasconcelos – Santo Ângelo/RS
Música: Eduardo Monteiro da Silva – Santa Maria/RS

5) MEU CANTO NÃO TEM FRONTEIRA (chamamé)
Letra: Nelson Souza – Uruguaiana/RS
Música: Giordan Gomes – Pinheiro Machado/RS

6) O VAI E VEM DO VERSO (chamamé)
Letra: Gilberto Trindade dos Anjos – São Paulo/SP
Música: Volmir Coelho – Santana do Livramento/RS

7) QUERÊNCIA, QUE FICA E QUE VAI (chamarra)
Letra e música: Juliano Javoski – São Jerônimo - RS

fonte: http://comparsapm.blogspot.com.br/