terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MOINHO DE PANAMBI LANÇA O CD COMEMORATIVO DA PRIMEIRA EDIÇÃO!!!!

     Ontem estive em Panambi, participando com aquela gauchada dos festejos da semana do município, que compreendeu o lançamento do CD do primeiro Moinho da Canção Gaúcha, realizado em 03 de dezembro do ano de 2011.
     O cd conta com 15 composições que, gravadas ao vivo, entram para a história como as primeiras do acervo do festival, que foi gravado por NVRESTUDIO, com trabalhos técnicos do Nilton e Vagner Ferreira.
     Um protocolo objetivo e rápido para o lançamento da obra, que contou com três intervenções de tribuna, sendo uma da presidente do evento, Sra. Elenir Winck, o prefeito municipal Sr. Miguel Schmidt Prynn e eu, seguidos de apresentações artísticas de jovens muito talentosos da cidade e, para arremate, um belíssimo espetáculo com Miguel Marques, que, ao final, foi aplaudido em pé, demoradamente!!
      Agradeço, de público, a oportunidade e a honra de termos trabalhado juntos, também assim, agradeço a felicidade imensa de ter podido entregar o primeiro exemplar do disco do Moinho, na noite de lançamento, foi algo realmente muito marcante pra mim!!
      Agora, estas obras vão ganhar o mundo pelas rádios, na voz das pessoas, pela internet, e o Rio Grande do Sul recebe mais um evento que prima, com toda força de uma comunidade muito séria, pela cultura e pela formação de cidadania, fatores tão importantes para o desenvolvimento de um povo!!! Parabéns Panambi e vida longa ao MOINHO DA CANÇÃO!!!!


Na ocasião do lançamento do CD, conversando com a comunidade panambiense.

Recebendo o disco das mãos da presidente Elenir e das professoras Lúcia e Ligia, vice-presidentes de destacada atuação no evento!!


Que felicidade reencontrarmos amigos que nos fazem tão bem!! Tá aí meu amigaço de Ijuí, Jandir Gotchevski, que, quando eu iniciava minha vida profissional me deu a primeira oportunidade de trabalho remunerado, abrindo as portas da MODELLY, empresa da mais alta seriedade e confiança na querência de Ijuí. Jandir, ontem a noite, fez participação especial no show de Miguel Marques.

Miguel Marques, eu e Jandir, nos bastidores do evento que contou com um público maravilhoso no ambiente, pessoas que ouviram as canções, fizeram parte do show - interagindo - e souberam aplaudir com um carinho único, todas as apresentações que se seguiram.

Miguel Marques me deu o privilégio de anunciar seu show na noite de lançamento do CD.

Recebendo homenagem da Comissão Organizadora do Moinho, e a esta mesma Comissão digo: EU É QUEM TENHO DE HOMENAGEÁ-LOS!! PARABÉNS!! 


Apresentação artística das invernadas do CTG Tropeiro Velho, juventude que mostra porquê veio!!

Eu, Brunika, Amadinha e Miguel Marques nos bastidores do evento, após o show. Que felicidade poder abraçar este casal tão querido, simpático e amigo!!

Aqui, Miguel Marques durante o show de lançamento do CD. Em determinada caminhada do movimento nativista o nome de Miguel Marques é presença indelével neste cenário, não há como falar de nativismo sem falar de Miguel Marques, por isso, nosso aplauso em pé, nosso reconhecimento e nossa admiração a este grande cantor, de talento abençoado, extraordinariamente carismático e muito valioso enquanto AMIGO!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

NA PALMEIRINHA DE TODAS AS MISSÕES, A PASSARADA CHEGA PRA VISITAR!!

    Estou na Palmeirinha hoje, e, depois de um mate com meu pai, vimos que as corruíras estavam recorrendo à bergamoteira com muita disposição.
    Esperamos um pouquito e formos conferir o que estava acontecendo. Pois não é que elas encontraram um par de botas de borracha pendurado nos galhos da bergamoteira, que o meu pai havia esquecido ali e iniciaram seu ranchinho?!
    Mas que passarada caprichosa, trabalham muito, com muita fé no que estão fazendo.
    Percebi que a arte se mostra na vida real, sem qualquer timidez e transforma pra realidade da gente, o que a poesia já há muito tinha percebido: O VALOR DOS DETALHES!!
    Detalhe que a cuscada - temos uma ovelheira e um vira-latas que tiramos das ruas - protege muito os bichinhos, quando geralmente é ao contrário, também achei este detalhe importante.




Esta é a Serena, uma ovelheira coleira que chamamos de amiga.

Este é o Banzé, que minha irmã encontrou quando filhote atirado em um buraco numa das ruas da cidade, e hoje anda mais esperto do que deve!!


Em um dos pés de bota, o ninho sendo preparado.

No outro pé de bota, outro ranchinho das corruíras, abrigadas na querência de uma bergamoteira.

A bergamoteira, que, em seu silêncio e sombra abriga mais vida do que parece.

Minha mãe e a Brunika enquanto olhavam deslumbradas e se perguntavam: "Mas como é que pode estas corruíras virem morar ali??" hahahaaha

Em outra oportunidade, já fizemos uma poesia para as corruíras, cantada por Miguel Marques "E a corruíra, pequenina e bem faceira, vem na janela com um poema em suas asas..."  e trouxe este poema para nos oferecer aqui na Palmeirinha... quem diria...
 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

REUNIÃO DE AMIGOS, EM MEIO AO CAMPO, CAVALO E CANÇÃO!! MAS BOTA COISA BOA!!


   Durante o carnaval não pude me ausentar, nem viajar muito longe, pois não fiz feriadão, tive que trabalhar, mas, na terça-feira do feriado (que ninguém é de ferro), estive na cidade de Passo Fundo, onde tivemos o privilégio e a honra de passarmos momentos maravilhosos na sede do Haras Mustang, que é criatório de cavalos da raça quarto de milha.
   O Haras é de propriedade da família Felini, capitaneados pelo Ivaneo e Gláucia, meus amigaços lá da Point Horse, que é o centro de compras para o universo gaúcho, dispondo de tudo o que é preciso, e, agora, até mesmo o cavalo você encontra lá, todos animais registrados e com acompanhamento genético das mais altas linhagens e padrões do Quarto de Milha.
    Feita a propaganda dos pingaços do Haras Mustang, hora de destacar a presença maravilhosa dos amigos que passaram o feriado conosco, a família do capataz do Haras, a família Felini, a família Busch, o sr. Orlei Caramez e as amigas da Carol e da Ana Laura, criançada feliz da vida em meio à paz do campo.
    Desfrutamos um churrasco de patrão por lá, coisa maravilhosa, destacando a falta que fizeram os amigos Walther Moraes, Nilton Ferreira e o Guilherme, que era para estarem conosco, mas por compromissos pessoais não conseguiram ir.
     Na parte da tarde, correu uma tertúlia longa e agradável, até que a chuva caiu mansa e abençoou um encontro de amigos, regado a música, poesia e encantamento. Que momento saudável, que linda a vida, quando repartida com gente que nos acrescenta e vale a pena ter por perto!!!
       MUITO OBRIGADO IVANEO!!! QUANDO TIVER DESTAS DE NOVO, ME AVISA!! Com muito gosto quero desfrutar do mesmo mate da família Felini, ouvir os versos e causos do Orlei e aquerenciar no coração os versos declamados magistralmente pelo amigo Daniel Busch!!!!
      



Potro baio que ainda não completou 3 anos de idade, quando do manuseio matinal dos cavalos.
Este é o pingo baio, pai do potro da foto anterior, reprodutor oficial do Haras Mustang.

Esse é o cavalo do Walther Moraes, ele não pôde ir até o Haras, mas eu postei uma foto do pingo dele, pra que ele possa acompanhar como anda o flete Quarto de Milha.

Oigalê Cavalo lindo!!! Potro negro com um luzeiro na testa, mas, por timidez ele não mostrou os olhos na foto, este está a venda e vou dizer aos amigos, vale a pena conferir lá na propriedade, o animal é REALMENTE diferenciado!!!!

Quando começou a tertúlia, uma ovelha se achegou de curiosa e posou pra o retrato!!

Luana e eu, tocando algumas canções instrumentais enquanto a tarde desfilava de fronte ao galpão!!

Mate, amigos, música e paz, o que mais falta para a felicidade sorrir nos ventos do planalto médio??

Os ovelheiros se foram ao açude e, na volta, a Ana Laura deu um jeito de deixá-los novamente um brinco!! São os mimosos da nossa Aninha!!

Aqui, quero pedir licença ao Ivaneo, nosso anfitrião, para render uma homenagem ao sr. ORLEI CARAMEZ, que nos brindou com poemas maravilhosos e versos de improviso. Este amigo valoroso e de grande atuação no tradicionalismo, me emocionou muito ao me mostrar que acompanha meus passos, colecionando os recortes de jornais e revistas onde me encontra. Quem sou eu para merecer a atenção nos passos?? Fico muito feliz seu Orlei, uma pelo carinho com que tratas meu trabalho, mas muito mais pela benção de chamá-lo de AMIGO. Um grande abraço deste palmeirense!!!


OBS:   MAIS UMA VEZ, QUEM QUISER DAR UMA CONFERIDA NOS EXEMPLARES DA RAÇA QUARTO DE MILHA, LIGAR EM HORÁRIO COMERCIAL PARA O FONE 054 3045 5131 E FALAR COM O IVANEO, QUE VAI SER PRA LÁ DE BEM ATENDIDO!!!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AGRADECIMENTO E UM ABRAÇO GRANDE AOS VACARIANOS!!

    Apesar de ter ficado alguns longos dias sem atualizar este espaço, peço desculpas pelo atraso, mas tenho que deixar aqui um GRANDE ABRAÇO para a Querência de Vacaria, RS, onde estive entre os dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro deste ano!!
    Trabalhei auxiliando na comissão avaliadora deste evento, no segmento CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA, ladeado por parceiros que engrandecem em muito a ocasião, a exemplo de Daniel Busch, Edson Campagna, Jaime Brum Carlos e Idalcir Peruchin.
     É o maior rodeio que meus olhos já viram, congregando um mar sem fim de gaúchos de tantas querências diferentes, e a maior das virtudes, em um clima de paz e cultura!!
     Nas atividades campeiras e artísticas o evento se desenvolve com organização e hospitalidade, dentro de uma dileta mostra de força da cultura regional.
     Um grande abraço à Comissão Organizadora, na pessoa do BONI, estendendo a todos os demais que trabalharam conosco, também um agradecimento pra lá de especial ao povo lá do Seminário, onde ficamos hospedados, num lugar de muito verde e muita paz.
      Com a sincera vontade de voltar, deixo algumas fotos de lá, agradecendo à Daniela pelo envio das fotos de Juri e à Arlete pela foto com o Pedro (amigo dos festivais mirins, que muito me honrou saber que defendia, em sua avaliação, uma obra que tenho parceria: Saudade em Rima Pobre).
      Um grande abraço a todos!!



Pouco antes do início dos trabalhos na noite final do evento.

Recebendo menção honrosa pelos serviços na Comissão Avaliadora, mas, na verdade, nós é que devemos homenagear o povo de Vacaria por entregar ao Rio Grande do Sul um evento tão completo e tão grandioso!!! PARABÉNS VACARIA!!!

Pedro Henrique, cantor jovem que vem, com muita sinceridade, fazendo seu trabalho e orgulhando sua família!! Um grande abraço maninho!!

CLASSIFICADAS PARA O REPONTE 2012!!!

É com MUITA felicidade que recebemos as classificadas para o Reponte, da cidade São Lourenço do Sul, pois valorizo muitíssimo esse evento tão respeitado pela comunidade musical e artística do Rio Grande do Sul.
Desde já, muito obrigado ao Gabriel e à Alana que acreditaram no poema e, com ansiedade, até a data do evento!!
Grande abraço!!


28º Reponte - Linha Livre


1- Milongón de La Calle ( Pelotas)
Gênero: Candombe
Letra: Lyber Bermudez
Música: Lyber Bermudez

2- Juvêncio Soldado ( Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí)
Gênero: Afro
Letra: Chico Saga e Mario Tressoldi
Música: Chico Saga e Mario Tressoldi

3- Minha Árvore e Eu (Viamão)
Gênero: Milonga
Letra: Maurício Barcellos
Música: Maurício Barcellos, Tito Martins, Daniel Petry, João Manuel Pereira

4- Saberás de Mim (Palmeira das Missões e Porto Alegre)
Gênero: Valsa
Letra: Rômulo Chaves
Música: Gabriel Lucas dos Santos “ Selvage”

5- Se a Mata Morre (Capão da Canoa e Santa Maria)
Gênero: Milonga
Letra: Vaine Darde
Música: Tuny Brum

6- De Água, Concha e Areia ( Porto Alegre)
Gênero: Praieiro
Letra: Caio Martinez Machado
Música: Caio Martinez Machado

7- No Seu Lugar ( Bagé)
Gênero: Canção
Letra: Fábio Peralta
Música: Fábio Peralta


28º Reponte - Linha Campeira


1-Retratos ( Pelotas)
Gênero: Toada
Letra: Macio Nunes Correa e Helvio Luis Casalinho
Música: Cícero Camargo

2- Brinquedos ( Santiago)
Gênero:
Letra: Dilamar Costenaro
Música: Sidenei Almeida

3- Última Tropilha ( Pelotas e Candiota),
Gênero: Milonga
Letra: Adriano Silva Alves
Música: Cristian Camargo

4- Tributo ao Domador ( Santana do Livramento)
Gênero: Chamarra
Letra: Volmir Coelho e Othelo Caiaffo
Música: Volmir Coelho
5- Quando a Saudade Anda a Cavalo ( São Lourenço do Sul)
Gênero: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Música: Adão Quevedo

6- Tino e Cuidado ( São Borja e Porto Alegre)
Gênero: Chamarra
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Matheus Alves

7- De Cantar para o Coração ( Canellones/ ROU e Santana do Livramento)
Gênero: Chamamé
Letra: Jorge Modesto
Música: Juliano Moreno


20ª Pérola Em Canto - Linha Livre

1- O Poeta e o Rio
Gênero: Chamarra
Letra: Maria Cristina da Silva
Música: Fernando Teixeira

2- Sobre a Folha do Papel
Gênero: Milonga
Letra: Eduardo dos Santos Kern
Música: Cristiano Vieira

3- O Encantador de Palavras
Gênero: Milonga
Letra: Adão Quevedo
Música: Danilo Kuhn

4- Menino João Pescador
Gênero: Canção
Letra: José Ricardo Venzke de Freitas
Música: Vilson de Freitas

5- Sou Eu o Vento
Gênero: Maçambique
Letra: Jean Roberto Barbosa
Música: Jean Roberto Barbosa


20º Pérola Em Canto - Linha Campeira

1- Coplas de Fundo de Campo
Gênero: Milonga
Letra: Lauri Lopes
Música: Cristiano Vieira

2- Romance do Lírio Branco
Gênero: Milonga
Letra: Danilo Kuhn
Música: Adão Quevedo

3- Retratos em Molduras
Gênero: Chimarrita
Letra: Daniel Weymar Kaiser
Música: Frederico Ribeiro Seus

4 – Piqueteiro Por Vontade
Gênero: Zamba
Letra: Mauro Ubiratan Pereira da Rosa
Música: Mauro Ubiratan Pereira da Rosa

5- Campo, Guitarra e Cordeona
Gênero: Chamamé
Letra: Rodrigo Spiering
Música: Rodrigo Spiering

Os Jurados da linha Livre são:
Adriana Sperandir;
Gilberto Oliveira e
Andrigo Xavier


Jurados da linha campeira:
Nilton Ferreira;
José Carlos Batista de Deus e
Osmar Carvalho.