terça-feira, 23 de agosto de 2011

CANÇÕES SELECIONADAS PARA O FESTIVAL DO COOPERATIVISMO EM 2011!!

Gente boa, saiu a relação das classificadas ao cooperativismo 2011, segue a nominata:


- Um novo fim
Ritmo: Rock’n roll
Letra: Jean Kirchoff
Melodia: Piero Ereno
Representando a Cooperativa Sicredi Vale do Soturno

- Quem coopera amigo é
Ritmo: Samba
Letra e melodia: Maninho Pinheiro
Representando a Cooperativa Cesma

- Um novo tempo
Ritmo: Canção
Letra: Luciano Lopes Ferrera
Melodia: Piero Ereno
Representando a Cooperativa Cotribá

- A grande força
Ritmo: Vaneira/moda de viola
Letra e melodia: Érlon Péricles e Cristiano Quevedo
Representando a Cooperativa Sicredi Vale do Camaquã

- Luz
Letra: Armando Vasques dos Santos
Melodia: Tuny Brum
Representando a Cooperativa Cesma

- Homem da terra
Ritmo: Rasguido doble
Letra: José Mauro Ribeiro Nardes e Severino Rudes Moreira
Melodia: Sérgio Rosa
Representando a Cooperativa Sicredi União

- O ideal da parceria
Ritmo: Milonga/toada
Letra: Rodrigo Bauer
Melodia: Mário Barbabá Dornelles e Vantuir Caceres
Representando a Cooperativa Sicredi União

- Tecendo cores
Ritmo: Zamba
Letra e melodia: Aline Ribas
Representando a Cooperativa Sicredi Zona Sul

- Vila cooperativismo
Ritmo: Xote
Letra e melodia: Chico Saga e Mário Tressoldi
Representando a Cooperativa Sicredi Nordeste

- Força sulina
Ritmo: Galopa
Letra: Máximo Fortes e Luiz Carlos Ranoff
Melodia: Luiz Carlos Ranoff
Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro

- O Rio Grande num só ideal
Ritmo: Milonga
Letra: Guilherme Suman e Thiago Suman
Música: Kako Xavier
Representando a Cooperativa Sicredi Mil

- Defendendo esta bandeira
Ritmo: Milonga
Letra: João Antunes e João Ribeiro
Melodia: Ademar Garcia
Representando a Cooperativa Coopatrigo

- Quem coopera
Ritmo: Canção/chamamé
Letra: Chico Saga e Mário Tressoldi
Melodia: Mário Tressoldi
Representando a Cooperativa Sicredi Nordeste

- Testemunho de vida
Ritmo: Rasguido doble
Letra: Nenito Sarturi
Melodia: Tuny Brum
Representando a Cooperativa Cesma

- Somos mais do que o somar
Ritmo: Chamamé
Letra: Raul Giovani Cezar Maxwell
Melodia: Renato Mirailh
Representando a Cooperativa Coobb

- De mãos dadas
Ritmo: Canção
Letra: Rômulo Chaves
Melodia: Robledo Martins
Representando a Cooperativa Sicredi Grande Palmeira

- Que força é essa
Ritmo: Canção
Letra: José Antônio Moraes
Melodia: João Bosco Ayala Rodriguez e Nilton Jr.
Representando a Cooperativa Sicredi Centro Leste

- O Rio Grande abraçado
Ritmo: Rasguido doble
Letra: José Luiz Cesarin
Melodia: Wilson Paim
Representando a Cooperativa Unicred Grande Santa Rosa

- As lições do catavento
Ritmo: Canção
Letra: Armando Vasques dos Santos
Melodia: Adão Quintana e Nairo Arena Almeida
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

- Fibra guerreira
Ritmo: Chacarera
Letra: Claudionir Araújo Bastos
Melodia: Vane Vieira e Maurício Soares
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

- Os filhos desses tecelões
Ritmo: Canção
Letra: Duca Duarte
Melodia: Pirisca Grecco
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

- A flor cooperativa
Ritmo: Candombe
Letra: Fábio Prates e Sérgio Roquette
Melodia: Fábio Prates
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

- A grande cooperativa
Ritmo: Chamarra
Letra: Rodrigo Bauer
Melodia: Digo Oliveira
Representando a Cooperativa Sicredi Região Centro

- Alma cooperativa
Ritmo: Samba
Letra e melodia: Caio Martinez
Representando a Cooperativa Sicredi União Metrópolitana

- Força gaúcha e latina
Ritmo: Carnavalito
Letra: Rômulo Chaves
Melodia: Raul Quiroga
Representando a Cooperativa Sicredi Grande Palmeira

- Cooperativa
Letra: Flaubiano Lima
Melodia: Jonas Demeneghi
Representando a Cooperativa Sicredi Nordeste

- Nossa bandeira
Ritmo: Milonga
Letra: Lucas Mendes
Melodia: Zulmar Benitez
Representando a Cooperativa Sicredi Botucaraí

- Princípios de vida
Ritmo: Toada
Letra: Leandro Minuzzi Bidinotto
Melodia: Edvanio Belmude Vieira e Maurício Soares
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

- União é coisa nossa
Ritmo: Canção
Letra: Rafael R. Cardoso e Gerson S. de Souza
Melodia: Rafael R. Cardoso e Cláudio A. Scheffer
Representando a Cooperativa Sicredi União Metropolitana

- Além dos sonhos
Ritmo: Chamarra
Letra: Diogo dos Santos e Luiz Leal Saucedo
Melodia: João Quintana, Vane Vieira e Maurício Soares
Representando a Cooperativa Sicredi Itaquiense

As etapas
As eliminatórias do 5º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo serão realizadas nas seguintes datas e locais:
- 1ª etapa: 07 de outubro, em Pinhal
Endereço: Ginásio Municipal - Av. Treze de Maio, 1889
- 2ª etapa: 28 de outubro, em Bento Gonçalves
Endereço: Parque de Eventos - Alameda Fcovinho, 481 - Bairro Fenavinho
- 3ª etapa: 8 de novembro, em São José do Ouro
Ginásio de Esportes Santo Vaz - Av. Antonio Finco, 531 - Bairro São Francisco
- Etapa final: 9 de dezembro, em Tapera
Endereço: Afuco (Associação dos Funcionários da Cotrirosa) - Rua Professor Joaquim, s/n, Bairro América

Corpo de jurados
A Comissão Avaliadora das três etapas eliminatórias é composta por cinco profissionais ligados direta ou indiretamente ao meio artístico: Fátima Gimenez, cantora; Luciano Camargo, músico; Pedro Jr. da Fontoura, pajador; Astor Dalferth, maestro; e Carlos Omar Villela Gomes, autor.

sábado, 20 de agosto de 2011

REGULAMENTO DO CANTO DOS ERVAIS/2011!!

Gente!!

Está aí o chamamento para mais um CANTO DOS ERVAIS, a inscrição é até dia 30 de setembro, INDEPENDENTE da postagem, o festival se resolve para a Linha livre, numa noite só, 28 de outubro e para mirim e juvenil, também em uma noite, dia 29 de outubro.
O festival tem ajuda de custo, sendo que, cada músico pode participar em até 3 (três) obras.
Para este festival, peço atenção especial e que os amigos remetam suas obras, porque estamos esperando a todos com muita ansiedade para uma festa linda, em favor da cultura do Rio Grande do Sul!!
Grande abraço!!


VIII CANTO DOS ERVAIS
CATEGORIAS: MIRIM, JUVENIL E LINHA LIVRE

1 - REGULAMENTO
Será um festival de música nativista, extensivo a todo o Brasil e países pertencentes ao Mercosul, através da participação de poetas, músicos e cantores identificados com a cultura do Rio Grande do Sul e da América Latina, tendo como baliza as referências culturais norteadoras da cultura gaúcha.
2 - DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
1. Divulgar através da poesia e da música os verdadeiros valores da cultura gaúcha, de forma a preservar a arte, a imagem e o autêntico sotaque do Rio Grande do Sul, mantendo viva a terminologia, a indumentária, os usos e costumes característicos do Pampa Gaúcho;
2. Valorizar o homem e a lida do campo, personagens da nossa história, retratando a sua importância para a literatura e para a sustentação do folclore do Sul, do Brasil e países do Mercosul;
3. Resgatar as peculiaridades musicais e poéticas do Rio Grande do Sul, na afirmação de suas crenças e na busca incessante de suas raízes;
4. Promover os jovens intérpretes em suas potencialidades artísticas e culturais, envolvendo a comunidade gaúcha em geral, imprensa escrita e falada, pesquisadores e artistas, integrando todos aqueles sensíveis a estas manifestações autênticas e sinceras, pois um fato desta grandeza torna nosso município um pólo catalisador da música regional e crioula.
3 - INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Poderão participar compositores e intérpretes de todo o Brasil e países do Mercosul, desde que obedeçam as normas deste regulamento.
1. Serão aceitos poemas em Línguas Portuguesa e Espanhola, desde que identificados com a cultura regional, étnica, urbana e campeira do Rio Grande do Sul e do Pampa Gaúcho;
2. As inscrições são gratuitas e ilimitadas;
3. O VIII Canto dos Ervais de Palmeira das Missões será realizado nos dias 28 (Categoria Livre) e 29 (Categorias Mirim e Juvenil) de Outubro de 2011, tendo como local o Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo da Querência, com horário de início previsto para as 20 horas;
4. Poderão participar do Festival nas Categorias Mirim e Juvenil, composições inéditas ou não, em caso de música inédita esta não poderá ter sido gravada ou divulgada anteriormente e da Categoria Livre, SOMENTE composições inéditas, o que pressupõe que a obra não deve ter sido gravada ou divulgada anteriormente.
5. Cada composição deverá ser enviada em CD, acompanhada de 06 (seis) cópias datilografadas da letra, constando no CD e em todas as vias o nome da composição e o gênero musical, além de uma cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento, comprovando a idade;
6. Em envelope lacrado, o concorrente deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
7. Toda e qualquer pessoa com idade até 13 (treze) anos será incluída na Categoria Mirim e poderá se inscrever, não importando o local de residência, desde que atente para a música nativista ou gaúcha. Os intérpretes com idade entre 14 (quatorze) e 19 (dezenove) anos, serão avaliados na Categoria Juvenil. Com 20 anos ou mais estarão concorrendo na Categoria Força Livre;
8. As inscrições encerrar-se-ão no dia 30 de setembro de 2011, independente da data de postagem. Não serão aceitas inscrições após esta data, salvo se houver prorrogação definida pela Comissão Organizadora;
9. Ao realizar a inscrição o compositor e seu responsável legal, ficam cientes de que autorizam o Festival a dispor das imagens e áudios decorrentes da apresentação, em caso de premiação ou não;
10. O Canto dos Ervais não indenizará ou remunerará qualquer pessoa por sua apresentação ou execução de instrumento no palco do festival, valendo o item 9, como advertência de que as imagens e/ou áudios decorrentes desta edição tornar-se-ão parte do acervo do Festival, podendo ser usados, conforme a deliberação deste.

Observação: As inscrições deverão ser endereçadas à “COMISSÃO ORGANIZADORA DO VIII CANTO DOS ERVAIS”, na rua General Firmino, 332, Centro, CEP: 98.300-000, Palmeira das Missões, RS.

4 - SELEÇÃO E CONCURSO
1. A Comissão de Triagem e Julgamento selecionará 09 (nove) composições na Categoria Mirim, 09 (nove) composições na Categoria Juvenil e 10 (dez) composições na Linha Livre para serem apresentadas no palco do Festival;
Em cada categoria serão classificadas, no mínimo, 2 (duas) concorrentes, sendo que mirim e juvenil, o intérprete deverá ser natural de Palmeira das Missões, RS, e, na linha livre, em que o(s) compositor(es) sejam natural(is) e/ou residente(s) em Palmeira das Missões. Este quesito vale tanto para melodia (música) quanto para letra, o que obriga o enquadramento de ambos na circunstância referida;
2. Cada compositor, em seu nome ou parceria poderá classificar apenas uma obra na triagem, não importando se classificado pela quota local ou geral, não acumulando vagas em nenhuma hipótese;
3. A ordem de apresentação das composições pré-selecionadas será definida pela Comissão Organizadora, logo após a triagem, não sendo aceitas alterações posteriores;
4. Caberá à Comissão Organizadora a escolha do corpo de jurados;
5. Os intérpretes e músicos que subirem ao palco do Festival deverão apresentar-se devidamente pilchados, não sendo permitido o uso de camisetas com propaganda ou alusão a qualquer outro tipo de manifestação que não seja relacionada à cultura do Rio Grande do Sul.

5 - PREMIAÇÃO
Aos vencedores do VIII Canto dos Ervais, caberá a seguinte premiação:

Categoria Mirim
1o lugar: R$ 500,00 + Troféu; 2o lugar: R$ 300,00 + Troféu; 3o lugar: R$ 200,00 + Troféu; Revelação: R$ 100,00 +Troféu.

Categoria Juvenil
1o lugar: R$ 600,00 + Troféu; 2o lugar: R$ 350,00 + Troféu; 3o lugar: R$ 250,00 + Troféu; Revelação: R$ 100,00 +Troféu.
*  Melhor tema inédito do Festival: R$ 100,00 + Troféu e Melhor instrumentista do Festival: R$ 100,00 + Troféu  (Prêmios válidos para o contexto de mirim + juvenil)


Categoria Livre
1o lugar: R$ 700,00 + Troféu; 2o lugar: R$ 600,00 + Troféu; 3o lugar: R$ 500,00 + Troféu; Música mais popular: R$ 200,00 + Troféu; Melhor melodia: R$ 100,00 + Troféu; Melhor letra: R$ 100,00 + Troféu; Melhor instrumentista: R$ 100,00 + Troféu “Elpídio Saldanha”; Melhor intérprete: R$ 100,00 + Troféu.

Observação. Haverá pagamento a título de ajuda de custo de R$ 150,00, para cada obra classificada nas Categorias Mirim e Juvenil, exceto as obras erradicadas/classificadas em Palmeira das Missões.
E de no mínimo de R$ 800,00, para cada obra classificada na Categoria Livre, com exceção das obras erradicadas/classificadas em Palmeira das Missões, pela quota local, que receberão ajuda de custo de R$ 300,00, considerando a ausência de deslocamento.

6 - PROGRAMAÇÃO
Dias 28 e 29 de Outubro
09 horas: Ensaio geral com os concorrentes;
19 horas: Recepção
19h 15min: Solenidade de abertura e apresentações artísticas.
20 horas: Início da apresentação dos concorrentes;
22 horas: Show de intervalo
23 horas: Divulgação do resultado e entrega da premiação.
7 - NORMAS GERAIS

1. Serão credenciados no máximo 2 (dois) profissionais, por jornal e 04 (quatro) profissionais, por emissora de rádio;
2. Serão credenciados somente os autores, músicos e intérpretes participantes, ficando o Festival obrigado a credenciar um acompanhante de qualquer natureza, por intérprete;
3. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de, em qualquer momento, excluir do evento o concorrente ou grupo cujos participantes infringirem as normas deste regulamento;
4. Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos soberanamente pela Comissão Organizadora.

MAIORES INFORMAÇÕES
Erico Veríssimo de Almeida (Presidente da Comissão Organizadora – Fones: (55)84040815/37420054 e e-mail: jcr@mksnet.com.br); Hélio Antonio Ardenghi Boeri – Fone: (55) 9962-2905 e e-mail: boeri@mksnet.com.br; Floriano Siganski (Patrão do CTG Sinuelo da Querência – Fones: (55)99270713/37423348); Luana Siganski - (55) 9973-4501, e-mail: luanasiganski@yahoo.com.br; Bruna Siganski – Fone: (55) 9973-4501 (55) 9602-6174; Rômulo Chaves Fone: (55) 9957-8675 e e-mail: romulo_chaves@yahoo.com.br

VIII CANTO DOS ERVAIS
FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome do intérprete:

Categoria:

Nome da Composição:

Ritmo:

Autor da Letra:

RG: CPF:

Endereço:

CEP:

Telefone(s): Fixo: Celular:

Autor da Música:

RG: CPF:

Endereço:

CEP:

Telefone(s): Fixo: Celular:

Pessoa autorizada a receber valores (deverá estar presente no evento):

Nome completo:

RG: CPF: PIS/PASEP/NIT:

Endereço:

CEP: Telefone:

DECLARAÇÃO: O(s) compositor(es) acima identificado(s), firmando a presente, implícita e antecipadamente, autoriza(m) aos promotores do VII Canto dos Ervais, a gravar e divulgar, em CD e outras formas de mídia de áudio e imagem, a composição acima indicada, ressalvando os direitos autorais pertinentes, nas formas da lei. Declara(m), ainda, estar ciente do Regulamento deste Festival, aceitando as condições de participação e concorrência, e que as informações aqui prestadas são a expressão da verdade.

Local/data:



_______________________ ________________________

Autor da Letra                                    Autor da Música





segunda-feira, 15 de agosto de 2011

REGULAMENTO: BAQUERIA DE LOS PIÑARES!!

Gauchada!!
Mais um regulamento chegando, BAQUERIA DE LOS PIÑARES, que é um baita festival!! No mais, muito verso, inspiração e sorte a todos!!
Grande abraço!!

REGULAMENTO V Festival Nativista Baqueria de los Piñares
I - DOS OBJETIVOS
Art. 1°- A Prefeitura Municipal de Vacaria promove, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer – em âmbito nacional, o festival Nativista Baqueria de los Piñares, com os seguintes objetivos básicos:
• Divulgar, através das composições participantes, a música Nativista e Popular do Rio Grande do Sul, estimulando a promoção cultural e histórica do nosso Estado;
• Estimular o interesse do povo pelos temas e valores da atividade cultural da região;
• Abrir espaço para novos artistas (músicos, intérpretes e poetas);
• Oportunizar integração de poetas, músicos e musicistas, analistas, estudiosos e críticos, no interesse da preservação e divulgação da identidade cultural gaúcha;
• Propiciar reflexão e debates que depurem qualitativamente a arte em geral;
• Elevar à expressão artística, temas e gêneros / ritmos regionais e populares, buscando valorizar a música do Rio Grande do Sul, através de linguagem atual e criativa.
• Premiar e divulgar as composições que melhor expressem os objetivos acima referidos;
II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2° - O Festival Nativista “Baqueria de los Piñares” é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Vacaria.
III - DO CONCURSO DE CANÇÕES
Art. 3° - O Festival Nativista “ Baqueria de los Piñares” é um concurso de canções inéditas e originais, não podendo concorrer composições que já tenham sido gravadas ou editadas.
§ 1° - Considera-se inédita, para o concurso, a composição poético-musical que não tenha sido objeto de comercialização pública.
§ 2º - Entende-se por original a música não plagiada de outra já existente.
§ 3° - No caso em que a letra ou a melodia seja de autor falecido, é da responsabilidade do outro concorrente apresentar a autorização de quem de direito.
Art.4º - O concurso de canções nativistas do Rio Grande do Sul pode ser disputado por compositores de qualquer parte do Brasil, desde que se atenham às regras nele estabelecidas.
§ único - É vedada a participação dos membros da Comissão julgadora ou da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em qualquer circunstância.
Art. 5º - As canções não poderão exceder 5 minutos de duração quer na triagem, quer na apresentação.
Art. 6º - Cada intérprete poderá defender no máximo duas canções e cada instrumentista poderá subir até duas vezes no palco.
Parágrafo 1.2:Quanto a etapa Municipal á realizar-se no dia 27 de Outubro de 2011 no CTG Rancho da Integração só poderão ser inscritos músicos que comprovem residência no Município de Vacaria.
Parágrafo 1.3: Não é necessário que autores de Letra e Melodia sejam naturais do Município de acaria.
IV – DAS INSCRIÇÕES
Art. 7º - As inscrições da Etapa Municipal e Nacional estarão abertas no período de 20 de Agosto de 2011 á 03 de Outubro de 2011.(Valendo a data de postagem).
Art. 8º - As inscrições são gratuitas.
Art. 9º - Cada concorrente e/ou autor poderá inscrever somente uma música por ficha, de acordo com o art. 3º.
Art. 10º - As inscrições deverão ser enviadas em envelope fechado para Secretaria Municipal de Cultura,Esporte e Lazer, Rua Ramiro Barcelos 915,Centro,Vacaria –RS ,CEP : 95200-000
§ único - O envelope referido neste artigo deverá conter obrigatoriamente:
- Ficha de inscrição preenchida:
- CD contendo a música gravada;
- 07 cópias datilografadas (digitadas) da letra e rubricadas pelos autores responsáveis; Documentação exigida :
Fotocópia da Carteira de Identidade
Fotocópia Cartão CPF e numero do PIS- PASEP
V - DA SELEÇÃO E JULGAMENTO
Art. 11° - A Comissão de Seleção e Julgamento é composta de cinco membros, contando com pessoas de conhecidos dotes para criação poético-musical, análise ou crítica, e que se atém às normas constantes neste Regulamento.
§ 1° - A comissão avaliará no processo de triagem, eliminatórias e na grande final.
§ 2° - Os trabalhos de pré-seleção serão coordenados pela Comissão de Seleção e Julgamento.
§ 1° - A Comissão Organizadora divulgará a relação das canções classificadas no site: www.vacaria.rs.gov.br e na imprensa escrita e falada.
§ 2° - O processo de triagem das duas etapas será realizado no dia 15 de Outubro de 2011. Os concorrentes da etapa Municipal subirão ao palco no dia 26 de Outubro de 2011 (10 canções).cujas composições forem classificadas pela Comissão de Seleção e Julgamento, iram defender suas canções no dia 28 de Outubro de 2011,onde serão classificadas as musicas (1º,2º,musica mais popular) lugar para a etapa Nacional.
Os concorrentes da etapa Nacional subirão ao palco nos 27 de Outubro de 2011 (14 canções). Será determinado pela comissão organizadora á ordem de apresentação do dia 26,27 e 28 de Outubro de 2011 que fará o comunicado aos respectivos músicos.
As apresentações iniciarão ás 20h.
No dia 28 de Outubro de 2011 subirão ao palco as 8 canções finalistas às 20h.
Parágrafo único. Classificam para a finalissima do dia 28 de Outubro de 2011 ás três canções classificadas pela etapa municipal e as 08 canções escolhidas pelo júri na etapa Nacional.
Art. 12° - As 17 canções classificadas para a Etapa Nacional serão incluídas no CD Festival Nativista Baqueria de los Piñares.
VI - DO JULGAMENTO
Art. 13º - O julgamento das composições é da responsabilidade da Comissão de Seleção e Julgamento, que avalia cada uma delas de acordo com sua letra, sua melodia e sua apresentação.
§ 1º - No item “apresentação” são considerados interpretação e arranjo.
§ 2º - As escolhas são preferencialmente consensuais, podendo os jurados, no entanto, optar pelo voto.
§ 3º - As reuniões da Comissão de Seleção e Julgamento não se restringem às apresentações públicas das composições, estando previstas análises e debates prévios e posteriores.
§ único – Dos finalistas será escolhida uma composição vencedora, um segundo e um terceiro .
Art. 14º - É igualmente de competência da Comissão de Seleção e Julgamento a escolha do melhor:
a) Musica mais Popular
b) Instrumentista;
c) Intérprete Vocal
d) Melhor Letra
VII - DA APRESENTAÇÃO
Art. 15º - As apresentações ocorrerão no CTG Rancho da Integração.
Art. 16º - A ordem de apresentação das 14 canções pré-classificadas para a Etapa Nacional será decidida e comunicada pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
Art. 17º - A passagem de som dos concorrentes será no dia da apresentação em horário preestabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, cabendo a cada concorrente o tempo máximo de 15 minutos.
Art. 18º - Cada concorrente deverá obedecer ao limite de 10 minutos, sendo 5 minutos para a montagem e desmontagem de equipamentos e 5 minutos para a execução da música.
Art.19º - Todos os concorrentes, intérpretes e músicos, deverão subir ao palco trajando obrigatoriamente, a indumentária típica do gaúcho. Poderão ser usados no palco todos os tipos de instrumentos e os ritmos deverão ser aqueles tradicionais. Não será permitido o uso de camisetas, pochetes e assemelhados.É terminantemente proibido o uso de brinco no palco.
Todas as composições que forem apresentadas no palco deverão ter no mínimo 03( três) participantes e no máximo 07 (sete).
VIII - DA PREMIAÇÃO
Art. 20º - Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista Baqueria de los Piñares quanto a Etapa Nacional:
1) Troféu para canção vencedora + R$1500,00
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar + R$1000,00
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar + R$500,00
4) Troféu para a musica mais Popular +R$500,00
5) Troféu para o melhor Instrumentista + R$300,00
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal + R$300,00
7) Troféu para o melhor Letra
§ único – Os valores dos prêmios serão pagos após a apuração dos resultados.
Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista Baqueria de los Piñares quanto a Etapa Municipal:
1) Troféu para canção vencedora – Classificação para a final da etapa Nacional
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar –Classificação para a final da etapa Nacional
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar
4) Troféu para a musica mais Popular; –Classificação para a final da etapa Nacional
5) Troféu para o melhor Instrumentista
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal
7) Troféu para o melhor Letra
• Ajuda de custo referente a etapa nacional fica estipulado o valor de 1.000,00 (Hum mil e reais).
• A ajuda de custo será recebida desde que seja encaminhados os documentos solicitados pela Organização do Festival até o dia 18 de outubro de 2011.
• Documentação exigida :
• Fotocópia da Carteira de Identidade
• Cartão CPF e numero do PIS- PASEP.
IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 21º - Ficam automática e definitivamente cedidos ao Festival Nativista Baqueria de los Piñares os direitos de reprodução das canções concorrentes à edição ou reedição do CD correspondente ao evento que representa.
§ 1º - Os compositores que se inscrevem para concorrer estão implícita e automaticamente autorizando a entidade promotora a gravar as composições finalistas.
§ 2º - Só serão aceitas gravações em formato “wave” em CD e as mesmas devem estar em condições para serem aproveitadas no CD do Festival que será lançado junto com a etapa Nacional.
§ 3º - Não será dada ajuda de custo para possível regravação.
Art. 22º - É vedado o uso de propaganda política ou comercial sobre o palco Festival Nativista Baqueria de los Piñares .
Art. 23º - Os compositores ao se inscreverem para concorrer no Festival Nativista Baqueria de los Piñares estão automaticamente aceitando, em sua totalidade, as determinações contidas neste Regulamento.
Art. 24º - As inscrições deverão ser enviadas pelo correio para Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Rua Ramiro Barcelos 915, Centro, Vacaria-RS, CEP: 95200-000, e serão aceitas somente se acompanhadas do material contendo a música, conforme o art. 10º deste regulamento.
Art. 25º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
FICHA DE INSCRIÇÃO
Informações Pessoais
Nome:
RG CPF: Estado:
Endereço:
Fone: ( ) Celular: ( ) e-mail:
Bairro: Cidade: CEP:
Sobre a música
Categoria da canção/Ritmo:
Nome da música:
( ) Etapa Municipal ( ) Etapa Nacional
Compositor:
Interprete:
Sobre os músicos
Nome dos componentes:
Participação em outros festivais: ( ) sim – Quais? ( ) não

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

REGULAMENTO - CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA!!

Outro festival que dispensa qualquer comentário é o Cante uma Canção em Vacaria!! Evento que já visitei e é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes que trago comigo, gravada nas retinas!!
Segue o regulamento, com a indicação de que é um grande festival, excelente em todos aspectos, não tem como não se apaixonar pelo evento!!
Grande abraço!!

8º CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA
30 de Janeiro a 01 de fevereiro de 2012
Paralelo ao 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Promoção e Realização
CTG Porteira do Rio Grande
Patrão  Luis Schons
Coordenação  Ironita Boeno Guerreiro
Coordenação Equipe Técnica Leonardo Zamboni

Regulamento do 8º CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA
ART 1º - O Festival “Cante uma Canção em Vacaria”, é uma promoção do Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande, paralelo ao 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, realizado de 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2012.
ART 2º - Objetiva, o referido Festival, valorizar a música gaúcha na sua essência e raiz, bem como, seus poetas, compositores, pesquisadores, músicos, além de promover cada vez mais o culto à música gaúcha e Rio Grandense.
ART 3º - Pretende, ainda, premiar e difundir as composições dos participantes que se adequarem melhor aos objetivos propostos.
O Festival Nativista “ Cante uma Canção em Vacaria” é um concurso de canções inéditas e originais, não podendo concorrer composições que já tenham sido gravadas ou editadas.
§ 1° - Considera-se inédita, para o concurso, a composição poético-musical que não tenha sido objeto de comercialização pública.
§ 2º - Entende-se por original a música não plagiada de outra já existente.
§ 3° - No caso em que a letra ou a melodia seja de autor falecido, é da responsabilidade do outro concorrente apresentar a autorização de quem de direito.
DA ORGANIZAÇÃO
ART 4º- A organização do CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA, em sua 8º Edição, ficará a cargo de uma Coordenadoria presidida por __________________________________________ nomeada pela direção do CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS PORTEIRA DO RIO GRANDE e terá a seguinte competência:
a) Escolher e convidar os componentes do JURI, composto por 5(cinco) pessoas de reconhecida autoridade no meio cultural e artístico do Estado;
b) Receber inscrições para o festival até o dia 30 de setembro de 2011;
c) Estabelecer critérios para seleção e julgamento das composições a serem submetidas à comissão julgadora.
d) Administrar os recursos que forem colocados à disposição do evento.
e) Nomear subcomissões se entender necessárias.
f) Resolver as questões não constantes do presente Regulamento para o total cumprimento do Festival.
PARTICIPAÇÃO
ART 5º- Poderão participar autores e compositores identificados com a cultura gaúcha de todo o território Nacional ou Mercosul.
ART 6º- As composições deverão ser inéditas, ou seja, que não estejam gravadas em disco, CD, DVDs, filmes ou similares.
As inscrições estarão abertas no período de 01 de Agosto de 2011 á 30 de Setembro de 2011.(Valendo a data de postagem).
As inscrições são gratuitas.
ART 7º- Cada compositor, em seu nome ou parceria, poderá inscrever, gratuitamente, até duas composições que deverão ser enviadas ao CTG PORTEIRA DO RIO GRANDE – 8º CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA, Rua Firmino Camargo Branco nº 790 - Vacaria RS – CEP. 95.200-00, em envelope padronizado de SEDEX.
ART 8º- Cada canção deverá ser enviada com a correspondente gravação em CD de boa qualidade, passível de aproveitamento na confecção do CD do Festival e 6 (seis) cópias digitadas ou digitalizadas da letra, constando o ritmo, juntamente com a ficha de inscrição com todos os campos devidamente preenchidos e com assinatura.
ART 9º- A seleção das 14 músicas a serem submetidas ao Júri, será feita impreterivelmente, até o dia 14 de outubro de 2011, quando os compositores escolhidos serão notificados e tomarão ciência da data e horário de regravação do trabalho, se necessário, e apresentação do mesmo no palco do Festival.
ART 10º- A duração de cada música não poderá exceder a 5 (cinco) minutos sob pena de eliminação sumária, cumprindo a cada concorrente escolher os instrumentos que pretenda utilizar, sendo de sua inteira responsabilidade a introdução dos mesmos no palco.
ART 11º- O mesmo grupo ou intérprete, solista ou instrumentista não poderá defender mais do que 2 (duas) composições.
ART 12º- O Festival terá 2 (duas) eliminatórias e uma final. A primeira eliminatória será em 30 de janeiro de 2012, às 21:00 horas quando serão submetidas ao veredicto do Júri 7(sete) canções, a segunda no dia 31 de janeiro, às 21:00 horas quando as outras 7(sete) composições irão a julgamento. A finalíssima, no dia 01 de fevereiro de 2012, reunirá um total de 7(sete) canções escolhidas da primeira e segunda eliminatórias. A passagem de som será sempre a partir das 14:00 horas do dia da apresentação. A escolha das composições para a Final ficará a critério da Comissão Julgadora que, tanto poderá escolher as finalistas de uma como de outra noite, ou de ambas, independente de número ou ordem de apresentação.
AJUDA DE CUSTO
ART 13º- As composições classificadas na seleção prévia, isto é, em número de 14, receberão, no momento da primeira apresentação, uma ajuda de custo de R$2.000,00 (Dois mil reais) cada e hospedagem (somente com café da manhã) para todos os concorrentes, em local determinado pela Comissão Organizadora do Evento, durante a participação no Festival, no total de 3 pernoites. As demais Refeições serão fornecidas pelo CTG Porteira do Rio Grande em Refeitório Próprio, dentro do Parque Nicanor Kramer da Luz.
ART 14º- Para a Final, receberá mais R$ 1.000,00 (Mil reais), como ajuda de Custo, as Classificadas nas semifinais .
ART 15º- A não observância dos horários predeterminados implicará na perda da ajuda de custo, tanto para as semifinais, quanto para a final.
Incidência de desconto.
ART 16º- O Festival não se responsabiliza pela hospedagem e alimentação de acompanhantes de músicos concorrentes.

DA PREMIAÇÃO
ART 17º- Os prêmios instituídos pelo CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS PORTEIRA DO RIO GRANDE SÃO OS SEGUINTES:
1º LUGAR: Troféu 29º Rodeio Crioulo Internacional, mais a importância de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais);
2º LUGAR: Troféu 29º Rodeio Crioulo Internacional, mais a importância de R$4. 000,00 (Quatro mil reais);
3º LUGAR: Troféu 29º Rodeio Crioulo Internacional, mais a importância de R$ 3.000,00 (Três mil reais).

ART 18º- Além das premiações estabelecidas nos itens anteriores, serão agraciados com Troféus e a importância de R$2.000,00 (Dois mil reais) cada, ao melhor intérprete, ao melhor instrumentista e à composição mais popular do Festival, esta escolhida pelo público presente ao evento.
ART 19º- Os participantes do Festival, a critério da Comissão Organizadora do Evento, poderão ser contratados para outras apresentações durante o evento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
ART 20º- Os autores e compositores que se inscreverem para o 8º FESTIVAL CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA, estarão implicitamente autorizando a gravação do CD alusivo ao evento pela ACIT Comercial e Fonográfica Ltda, comprometendo-se, se chamados a comparecer no estúdio designado, para promoverem a gravação de suas canções. Os horários de gravação serão estabelecidos pela coordenação do Festival em consonância com a gravadora contratada.
ART 21º- Para apresentação no Palco do Festival, os grupos deverão se apresentar tipicamente trajados, concorrendo com, no mínimo, 4 (quatro) componentes ou, no máximo, 6 (seis) integrantes.
Todos os concorrentes, intérpretes e músicos, deverão subir ao palco trajando obrigatoriamente, a indumentária típica do gaúcho. Poderão ser usados no palco todos os tipos de instrumentos e os ritmos deverão ser aqueles tradicionais. Não será permitido o uso de camisetas, pochetes e assemelhados.É terminantemente proibido o uso de brinco no palco.
ART 22º- O Festival aceitará trabalhos que se alinhem a ritmos consagrados no rio grande, que sejam fiéis ao linguajar gauchesco, e, que estejam identificados com o povo sulino, reservando-se o direito de excluir do Evento o concorrente ou grupo que não respeitar as disposições deste regulamento.
Luis Schons
Patrão do CTG Porteira do Rio Grande


Anexo: Ficha de Inscrição do 8º Festival Cante Uma Canção em Vacaria
8º Cante uma Canção em Vacaria
30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2012
FICHA DE INSCRIÇÃO
Autor da Letra:_________________________________________
RG: ________________________ CPF: _____________________
Endereço: ____________________________________________
Cidade: ____________________________ Estado: ___________
CEP: ______-___
Telefone: ( ) Celular:
E-mail:
Autor da Música: ______________________________________
RG: _______________________ CPF: ______________________
Endereço: ____________________________________________
Cidade: ______________________________ Estado: _________ Telefone: ( ) Celular:
E-mail:
Autorizado a receber Ajuda de Custo: _____________________________________________________
RG: _______________________ CPF: ______________________
Endereço: ____________________________________________
Cidade: ______________________________ Estado: _________ Telefone: ( ) Celular:
E-mail:
Nº do PIS: ____________________________________________
AUTORIZAÇÃO
As informações acima são verdadeiras e de acordo com as condições propostas pelo Regulamento no ART. 20º das Disposições Gerais, autorizamos a inserção da(s) música(s) acima relacionada(s), de minha (nossa) autoria no CD do “8º Cante uma Canção em Vacaria”.
COMPOSITORES:
Nome e CPF:
Nome e CPF:
.....................,.......de .........................2011.


Contato: Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande
Rua: Firmino Camargo Branco, 790 – Bairro Carazinho – Vacaria/RS
Fone: (54) 3231 1011 – (54) 3232 1077
e-mail: porteiradoriogrande@m2net.com.br Site: ctgporteiradoriogrande.com.br

REGULAMENTO ESMERALDA CANTA ZÉ MENDES!!

Gauchada!!
Está aí o regulamento de um festival que já visitei e gostei muito!! Quem puder e quiser prestigiar, tenho certeza de que será muito bem recebido na Esmeralda!!
Grande abraço a todos!!

7º Esmeralda Canta Zé Mendes
3º Festival de Música Nativista
25 a 27 de Novembro de 2011
Esmeralda RS

Regulamento do Festival
Título I
O Festival Esmeralda Canta Zé Mendes, é um promoção da Prefeitura Municipal de Esmeralda, tendo como objetivo;
a) Valorizar a música de essência e raiz.
b) Promover o culto as tradições Sulriograndense.
c) Revelar novos talentos artísticos.
d) Incentivar a criatividade artística e a integração entre a comunidade esmeraldense e visitantes.
e) Divulgar o município de Esmeralda.
Titulo II
Da Organização
Compete a comissão organizadora:
a) Escolher e convidar os componentes do júri, composto por cinco pessoas de reconhecida autoridade no meio cultural e artístico do Estado.
b) Receber as inscrições para o festival até o dia 24 de outubro de 2011 (data de postagem).
c) Estabelecer critérios para seleção e julgamento das músicas concorrentes.
d) Decidir as questões não esclarecidas no regulamento.
e) Organizar a pré-seleção das músicas que serão apresentadas no palco do Festival, podendo classificar-se até quatorze obras, sendo que a escolha dos trabalhos será feita realizada pelos integrantes da comissão julgadora.
Titulo III
Da Participação
a) Poderão participar compositores identificados com a cultura gaúcha de todo o território Nacional.
b) As composições deverão ser inéditas, dentro da temática da cultura regional riograndense;
c) Cada compositor poderá inscrever gratuitamente varias composições, podendo classificar até duas;
d) As inscrições encerrarão no dia 24 de outubro de 2011 (data de postagem), as composições selecionadas serão divulgadas na imprensa e seus compositores serão notificados da data, local e horário de apresentação;
e) A duração de cada música não poderá ultrapassar 05 minutos;
f) Os concorrentes para subir ao palco devem estar tipicamente pilchados.
g) Cada concorrente poderá defender no máximo duas músicas;
h) O Festival terá duas classificatórias e uma final. A primeira classificatória será no dia 25 de novembro de 2011, a partir das 20h00min horas com apresentação de sete músicas concorrentes, a segunda no dia 26 de novembro de 2011, a partir das 20h00min com apresentação de sete músicas concorrentes. E a final será no dia 27 de novembro de 2011, a partir das 14h30min com apresentação das músicas classificadas;
i) A passagem do som será a partir das 14h00min dos dias 25 e 26 de novembro , conforme a ordem de apresentação das músicas no palco;
j) Cada concorrente deverá mandar em um envelope 06 (seis) cópias digitadas da letra da música, sem o nome do compositor, e a gravação da obra em CD de boa qualidade.
k) A ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverá ser enviada em envelope a parte, para o seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Esmeralda - Festival Esmeralda Canta Zé Mendes. End.: Avenida São João 1391. Esmeralda/RS. CEP: 95.380-000.
Titulo IV
Da ajuda de Custo
a) Cada composição classificada terá uma ajuda de custo de R$ 500,00 (quinhentos reais) para distância de até 100 km do evento; R$ 750.00 (setecentos e cinqüenta reais) para distância de 100 a 200 km e R$ 1.000,00 (um mil reais) para distância acima de 200 km do evento. Também será oferecida por conta do evento a alimentação aos concorrentes credenciados (almoço e janta), bem como, local para acampamento ou alojamento. Maiores informações, pelo telefone: (54) 3354-1222.
Titulo V
Premiação
1º Lugar Troféu e R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).
2º Lugar Troféu e R$ 1.000,00 (um mil reais).
3º Lugar Troféu e RS 500,00 (quinhentos reais).
Melhor intérprete R$ 200,00 (duzentos reais).
Melhor instrumentista R$ 200,00 (duzentos reais).
Música mais popular R$ 300,00 (duzentos reais).
Título VII
Considerações Finais
Os autores, compositores, músicos e interpretes que se inscreverem para o Festival Esmeralda Canta Zé Mendes estarão implicitamente autorizando a gravação de CD e DVD alusivo ao evento, comprometendo-se, se necessário, a comparecer no estúdio designado para promover a gravação de suas obras ou reenviar a gravação da música em cd de boa qualidade. Os horários de gravação serão estabelecidos pela coordenação do Festival.
A ordem de apresentação será definida pela comissão organizadora.

Antonio Daniel Busch
Diretor artístico do Festival
(54) 9998-6578 / buschrs@yahoo.com.br

Ajadil Costa
Produtor cultural do Evento
(54) 9967-3022 ajadilcosta@hotmail.com


Ficha de Inscrição



Titulo da composição: ..................................................................................
Ritmo: ............................................................................................................
Autor da Letra: .............................................................................................
Endereço: ......................................................................................................
Cidade: .................................................................. CEP:..............................
Telefone: ........................................................................................................
E-mail: ...............................................................................................
Autor da Música: ..........................................................................................
Endereço:.......................................................................................................
Cidade:.................................................................. CEP:...............................
Telefone: ........................................................................................................
E-mail:...............................................................................................
Intérprete: .....................................................................................................
Pessoa autorizada a receber ajuda de custo: ............................................. ...............................................CPF:..............................RG: ...........................
Fone:......................................... E-mail:........................................................
Endereço: ......................................................................................................
Cidade: ..........................................................................................................
As informações fornecidas acima são verdadeiras e de acordo com as condições propostas pelo regulamento do Festival, com o qual assino o presente compromisso. Todas as músicas apresentadas no evento estarão autorizadas para gravação produção e comercialização de CD e DVD.
................................................... ................................................................